Administração
Trata-se do primeiro curso superior de Bacharelado em Administração oferecido por uma instituição pública na cidade de Paracatu. A perspectiva é que o curso atinja, pelo menos, 30 municípios ao redor de Paracatu. O curso, sendo no período noturno, vêm para ajudar na diminuição de uma demanda regional composta por pessoas que precisam se qualificar e que não tem tempo disponível para frequentar um curso no período diurno ou não tem dinheiro para cursar uma faculdade privada. O curso oferecido pelo IFTM Campus Paracatu busca trabalhar de maneira integrada as perspectivas inerentes ao ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o IFTM busca a construção de saberes e o aprimoramento humano do estudante, por meio de um ensino pautado na interação, na mediação entre o professor e o estudante e que preza sempre pela interdisciplinaridade, flexibilidade, contextualização e atualização:
- Interdisciplinaridade refere-se à integração entre os saberes específicos, produção do conhecimento e intervenção social, de maneira a articular diferentes áreas do conhecimento, a ciência, a tecnologia e a cultura, e de modo que a pesquisa seja assumida como princípio pedagógico;
- Flexibilidade curricular remete à possibilidade de ajustes na estrutura do currículo e na prática pedagógica, em consonância com os princípios da interdisciplinaridade, da criatividade e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os quais fundamentam a construção do conhecimento;
- Contextualização é entendida, de forma geral, como o ato de vincular o conhecimento à sua origem e à sua aplicação;
- Atualização correspondente à contínua atualização quanto às exigências de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico, com vistas ao atendimento de habilidades, capacidades e competências necessárias ao exercício profissional.
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, (Resolução CNE/CES nº 5, de 14 de outubro de 2021, art. 2º), tem como perfil desejado do formando:
Deve expressar um conjunto coerente e integrado de conteúdos (saber), competências (saber fazer), habilidades (saber fazer bem) e atitudes (querer fazer), que inclua as capacidades fundamentais descritas nestas Diretrizes e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global.
O curso de bacharelado em Administração possibilitará a formação de um profissional que deve:
a) Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
b) Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
c) Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
d) Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
e) Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
f) Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
g) Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
h) Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
i) Capacidade do exercício de funções administrativas, de chefia e direção, no setor público, privado e de economia mista.
Sendo assim, o perfil do egresso do curso de bacharelado em Administração do IFTM – Campus Paracatu tem como base a formação de um profissional generalista, capaz de se adaptar as futuras necessidades do mercado de trabalho, estando comprometido com a inovação e com a consciência ambiental, atendendo as demandas necessárias de sua área de atuação, formador de opinião e utilizador de ferramentas científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e do gerenciamento de processos na tomada de decisão, numa perspectiva de valores éticos, visando a formação de uma sociedade responsável e solidária.
Nesse sentido, todas as competências e habilidades, necessárias para a formação completa dos profissionais do curso de Administração no IFTM – Campus Paracatu, e previstas na referida resolução, por meio da teoria e da prática, estão comtempladas nas unidades curriculares e demais atividades acadêmicas, como estágio, trabalho de conclusão de curso, atividades de extensão (curricularização da extensão) e atividades complementares.
Políticas de Acompanhamento do Egresso
Conforme a missão do IFTM de ofertar a educação profissional e tecnológica por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e de suas diretrizes voltadas para o fortalecimento da relação do IFTM com seus egressos, a política de egressos no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro é realizada conforme Orientação Normativa da Pró-Reitoria de Extensão Tecnológica (PROEXT), que prevê uma comunicação efetiva, analisando reflexões individuais e coletivas de seus ex-alunos sobre a qualidade de suas experiências acadêmicas com vistas pós-IFTM, de forma a avaliar os processos de ensino, pesquisa e extensão.
Dentro dos objetivos da política de egressos são especificados os seguintes direcionamentos:
• Sensibilizar servidores e discentes quanto à relevância do papel do egresso para o desenvolvimento da instituição;
• Desenvolver estratégias, instrumentos e processos que possibilitem a efetiva comunicação e a manutenção de vínculo de egressos com a instituição;
• Acompanhar o itinerário profissional de egressos na perspectiva de identificar cenários junto ao mundo do trabalho e retroalimentar os processos de ensino, pesquisa, extensão e inovação e; • Estimular a formação continuada de egressos.
Assim, o IFTM mantém em seu site institucional uma plataforma chamada Banco de Estágios, que tem por objetivo coletar informações de seus futuros egressos e de empresas e/ou instituições que ofertem vagas de estágio e/ou empregos que são amplamente divulgadas na comunidade como um todo, facilitando o envolvimento em atividades de complementação de formação, atividades de pesquisas, em eventos acadêmicos e em cursos de extensão, de aperfeiçoamento e de pós-graduação.
As coordenações de Estágio e Acompanhamento de Egressos do Campus Paracatu, tem a responsabilidade do envio de relatórios para a Pró-Reitoria de Extensão Tecnológica (PROEXT) com propostas e desenvolvidas em consonância com diversas ações a seguir:
• Pesquisa de Satisfação e Empregabilidade;
• Palestras de Sensibilização e Preparação para o mundo do Trabalho;
• Web Série com Casos de Sucesso;
• Encontros de Egressos e;
• Fortalecimento do Banco de Estágio, Emprego e Currículo do IFTM – BEEC.
Aspectos legais
Legislação referente à regulamentação do curso:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nºs 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória nº 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Lei nº 13.146/2015, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 9.795/99, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e dá outras providências. Decreto nº 4.281 de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Decreto nº 5.154 de 23 de junho de 2004. Regulamenta o § 2 Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Decreto nº 7.037/2009. Institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3. Decreto nº 9.427, de 28 de junho de 2018. Reserva aos negros trinta por cento das vagas oferecidas nas seleções para estágio no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Resolução nº 5, de 14 de outubro de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Resolução CONAES nº 01 de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências. Resolução nº 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico - Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Resolução CNE/CES nº 3, de 2 de julho de 2007. Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula, e dá outras providências. Orientação Normativa nº 2, de 24 de junho de 2016. Estabelece orientações sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional. |
Legislação referente à regulamentação do IFTM:
Resolução nº 154, de 30 de junho de 2021. Aprova a Resolução “Ad Referendum” nº 61/2021, que versa sobre a alteração do Regimento Geral do IFTM. Resolução nº 37/2019, de 29 de abril de 2019. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023 do IFTM. Resolução nº 048, de 20 de maio de 2020. Dispõe sobre alterações no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação do IFTM. Resolução nº 131, de 19 de dezembro de 2011. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Colegiado de Cursos do IFTM. Resolução nº 132, de 19 de dezembro de 2011 - Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação do IFTM. Resolução nº 14, de 27 de março de 2018. Dispõe sobre alteração do Regulamento do Programa de Ações Afirmativas do IFTM. Resolução nº 200, de 06 de dezembro de 2021. Dispõe sobre a alteração da Resolução nº 129/2020 – Regulamento de Estágios dos Cursos Técnicos de Nível Médio e Graduação do IFTM. Instrução Normativa nº 024/2021, de 29 de janeiro de 2021. Aprova as Normas para Elaboração de Relatório de Estágio no IFTM. Resolução nº 151, de 30 de junho de 2021. Aprova a Resolução “Ad Referendum” nº 55/2021, que versa sobre o Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos do IFTM. Resolução nº 39, de 05 de setembro de 2016. Dispõe sobre alteração do Manual para Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução nº 06, de 09 de março de 2012. Aprova o Manual para Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução nº 37, de 05 de setembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 29/2016, que versa sobre a alteração do Regulamento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFTM. Resolução nº 43, de 26 de novembro de 2012. Aprova o Regulamento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFTM. Resolução nº 40, de 05 de setembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 33/2016, que versa sobre a alteração do Regulamento para elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso do IFTM. Resolução nº 05, de 09 de março de 2012. Aprova Regulamento para elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso do IFTM. Resolução nº 184, de 06 de dezembro de 2021. Dispõe sobre a revisão do regulamento do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE – do IFTM. Resolução nº 155, de 30 de junho de 2021. Aprova a Resolução “Ad Referendum” nº 52/2021, que versa sobre alterações no Regulamento do Programa de Assistência Estudantil do IFTM. Resolução nº 181, de 06 de dezembro de 2021. Dispõe sobre a revisão e atualização do Regulamento do Programa de Mobilidade Acadêmica do IFTM. Resolução nº 44/2012, de 26 de novembro de 2012. Dispõe sobre o regulamento da Coordenação de Registro e Controle Acadêmico dos campi do IFTM. Resolução nº 77, de 12 de dezembro de 2017. Dispõe sobre alteração do Regulamento das Bibliotecas do IFTM. Resolução nº 46, de 24 de agosto de 2017. Dispõe sobre a aprovação da revisão/atualização do Regulamento das Bibliotecas do IFTM. Resolução nº 26, de 26 de novembro de 2012. Dispõe sobre a aprovação do regulamento do Programa de Bolsas Acadêmicas do IFTM. Portaria nº 110, de 29 de janeiro de 2010. Autoriza o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro a promover o funcionamento do Campus Paracatu - MG. Resolução nº 53, de 20 de agosto de 2020. Dispõe sobre o Regulamento da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação do IFTM. Resolução nº 156, de 30 de junho de 2021. Dispõe sobre a regulamentação das atividades de extensão. Resolução nº 205/2021, de 06 de dezembro de 2021. Dispõe sobre aprovação do Programa de Acessibilidade Arquitetônica do IFTM. |
Legislação referente à regulamentação da profissão:
No que diz respeito à regulamentação profissional, o Curso de Bacharelado em Administração do IFTM - Campus Paracatu, tem por referência os seguintes documentos: Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965. Dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador e dá outras providências. Lei nº 6.642, de 14 de maio de 1979. Altera dispositivos da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador. Lei nº 8.873, de 26 de abril de 1994. Altera dispositivos da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador. Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Administrador, de acordo com a Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965 e dá outras providências. Decreto nº 70.673, de 5 de junho de 1972. Altera o regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador, e dá outras providências. Resolução Normativa CFA nº 432, de 8 de março de 2013. Aprova o Regimento do Conselho Federal de Administração. Resolução Normativa CFA Nº 569, de 8 de agosto de 2019. Dispõe sobre as atividades de supervisor de estágio nos campos da Administração e dá outras providências. |
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
INFORMÁTICA BÁSICA | 33,20 | 33,20 |
MATEMÁTICA APLICADA | 66,40 | - |
MICROECONOMIA | 23,20 | 10,00 |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 66,40 | - |
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES | 33,20 | - |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO | 66,40 | - |
Subtotal | 288,80 | 43,20 |
Subtotal Geral | 332,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
COMPOSTO MERCADOLÓGICO | 66,40 | - |
CONTABILIDADE BÁSICA | 66,40 | - |
INFORMÁTICA APLICADA | 33,20 | 33,20 |
MACROECONOMIA | 23,20 | 10,00 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,20 | - |
TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES | 33,20 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS I | 33,20 | - |
Subtotal | 288,80 | 43,20 |
Subtotal Geral | 332,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 23,20 | 10,00 |
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO | 66,40 | - |
ESTATÍSTICA | 56,40 | 10,00 |
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL | 33,20 | - |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO | 33,20 | - |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 66,40 | - |
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL | 33,20 | - |
Subtotal | 312,00 | 20,00 |
Subtotal Geral | 332,00 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS | 33,20 | - |
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL | 33,20 | - |
CONTABILIDADE GERENCIAL | 36,40 | 30,00 |
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO | 66,40 | - |
DIREITO EMPRESARIAL | 66,40 | - |
EXTENSÃO I | 66,40 | 66,40 |
Subtotal | 302,00 | 96,40 |
Subtotal Geral | 398,40 |
5º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I | 36,40 | 30,00 |
COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL | 33,20 | - |
DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR | 66,40 | - |
EXTENSÃO II | 66,40 | 66,40 |
FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS | 33,20 | - |
GESTÃO DE TALENTOS | 23,20 | 10,00 |
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS | 20,20 | 13,00 |
Subtotal | 279,00 | 119,40 |
Subtotal Geral | 398,40 |
6º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II | 46,40 | 20,00 |
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | 33,20 | - |
DIREITO TRIBUTÁRIO E TRABALHISTA | 66,40 | - |
EXTENSÃO III | 66,40 | 66,40 |
GESTÃO DA INOVAÇÃO | 33,20 | - |
GESTÃO DA PRODUÇÃO | 23,20 | 10,00 |
TÓPICOS ESPECIAIS II | 33,20 | - |
Subtotal | 302,00 | 96,40 |
Subtotal Geral | 398,40 |
7º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
EMPREENDEDORISMO ORGANIZACIONAL | 13,20 | 20,00 |
ÉTICA ORGANIZACIONAL | 33,20 | - |
EXTENSÃO IV | 66,40 | 66,40 |
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 13,20 | 20,00 |
GESTÃO DE PROJETOS | 33,20 | 33,20 |
OPTATIVA I | 33,20 | - |
STARTUP E NEGÓCIOS INOVADORES | 33,20 | 33,20 |
Subtotal | 225,60 | 172,80 |
Subtotal Geral | 398,40 |
8º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
EXTENSÃO V | 33,20 | 33,20 |
JOGOS EMPRESARIAIS | 33,20 | 33,20 |
LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA NEGÓCIOS | 56,40 | 10,00 |
OPTATIVA II | 33,20 | - |
PROJETO INTEGRADOR | 16,40 | 50,00 |
TÓPICOS ESPECIAIS III | 33,20 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS IV | 33,20 | - |
Subtotal | 238,80 | 126,40 |
Subtotal Geral | 365,20 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 83,20 | - |
ESTÁGIO | 250,00 | - |
Total | 2.570,20 | 176,40 |
---|---|---|
Total Geral | 2.746,60 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
INFORMÁTICA BÁSICA PTU | 33,20 | 33,20 |
MATEMÁTICA APLICADA | 66,40 | - |
MICROECONOMIA | 23,20 | 10,00 |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 66,40 | - |
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES | 33,20 | - |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO | 66,40 | - |
Subtotal | 288,80 | 43,20 |
Subtotal Geral | 332,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
COMPOSTO MERCADOLÓGICO | 66,40 | - |
CONTABILIDADE BÁSICA | 66,40 | - |
INFORMÁTICA APLICADA | 33,20 | 33,20 |
MACROECONOMIA | 23,20 | 10,00 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,20 | - |
TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES | 66,40 | - |
Subtotal | 288,80 | 43,20 |
Subtotal Geral | 332,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 23,20 | 10,00 |
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO | 46,40 | 20,00 |
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO | 66,40 | - |
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL | 33,20 | - |
GESTÃO DA INFORMAÇÃO | 33,20 | - |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 66,40 | - |
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL | 33,20 | - |
Subtotal | 302,00 | 30,00 |
Subtotal Geral | 332,00 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS | 46,40 | 20,00 |
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL | 66,40 | - |
CONTABILIDADE GERENCIAL | 36,40 | 30,00 |
DIREITO EMPRESARIAL | 66,40 | - |
ESTATÍSTICA | 56,40 | 10,00 |
Subtotal | 272,00 | 60,00 |
Subtotal Geral | 332,00 |
5º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1 | 66,40 | - |
COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL | 33,20 | - |
DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR | 66,40 | - |
FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS | 66,40 | - |
GESTÃO DE TALENTO | 23,20 | 10,00 |
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS | 20,20 | 13,00 |
TÓPICOS ESPECIAIS 1 | 33,20 | - |
Subtotal | 309,00 | 23,00 |
Subtotal Geral | 332,00 |
6º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 2 | 46,40 | 20,00 |
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | 33,20 | - |
DIREITO TRIBUTÁRIO E TRABALHISTA | 66,40 | - |
GESTÃO DA INOVAÇÃO | 33,20 | - |
GESTÃO DA PRODUÇÃO | 46,40 | 20,00 |
TÓPICOS ESPECIAIS 2 | 66,40 | - |
Subtotal | 292,00 | 40,00 |
Subtotal Geral | 332,00 |
7º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
EMPREENDEDORISMO ORGANIZACIONAL | 13,20 | 20,00 |
ÉTICA ORGANIZACIONAL | 33,20 | - |
GESTÃO DE PROJETOS | 36,40 | 30,00 |
OPTATIVA 1 | 33,20 | - |
PESQUISA OPERACIONAL | 46,40 | 20,00 |
STARTUP E NEGÓCIOS INOVADORES | 36,40 | 30,00 |
TÓPICOS ESPECIAIS 3 | 33,20 | - |
Subtotal | 232,00 | 100,00 |
Subtotal Geral | 332,00 |
8º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
JOGOS EMPRESARIAIS | 16,40 | 50,00 |
LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA NEGÓCIOS | 56,40 | 10,00 |
OPTATIVA 2 | 33,20 | - |
OPTATIVA 3 | 33,20 | - |
PROJETO INTEGRADOR | 16,40 | 50,00 |
TÓPICOS ESPECIAIS 4 | 33,20 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS 5 (TCC) | 33,20 | - |
Subtotal | 222,00 | 110,00 |
Subtotal Geral | 332,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
APLICAÇÕES FINANCEIRAS: CALCULADORA HP-12C - OPTATIVA | 33,20 | - |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 63,20 | 63,20 |
DIREITOS HUMANOS - OPTATIVA | 33,20 | - |
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO | 150,00 | 150,00 |
EXTENSÃO | 320,00 | 320,00 |
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL - OPTATIVA | 33,20 | - |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - OPTATIVA | 33,20 | - |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 33,20 | - |
SISTEMAS DE APOIO E TOMADA DE DECISÃO - OPTATIVA | 33,20 | - |
Total | 2.939,00 | 853,20 |
---|---|---|
Total Geral | 3.792,20 |
Projeto pedagógico
Corpo Docente
Professores colaboradores
Informações complementares
Organização curricular
Na composição da organização curricular do Curso de Bacharelado em Administração, bem como nas definições relativas ao estágio curricular, são levadas em consideração as determinações fixadas em legislação específica pelos órgãos competentes do Ministério da Educação, do Ministério do Trabalho e as que constam em regulamentos próprios da Instituição, os quais se comprometem com a construção de sociedades justas e sustentáveis, fundadas nos valores da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade, sustentabilidade e educação como direito de todos.
Nesta perspectiva, busca-se a integração entre saberes específicos da profissão de Administrador e a intervenção social, assumindo a pesquisa e a extensão como, também, princípios pedagógicos. A estrutura curricular evidencia as competências gerais da área profissional, organizada em unidades curriculares específicas, atividades complementares, atividades de extensão, trabalho de conclusão de curso e estágio curricular, o qual o aluno poderá cursar a partir da conclusão do 5º período do curso.
O projeto curricular do curso tem sua essência referenciada nas necessidades da qualificação profissional, nas características socioeconômicas e no perfil da região da cidade de Paracatu no Estado de Minas Gerais, bem como no perfil profissional ofertado pelo campus Paracatu, verticalizando o ensino de Administração, por contar com o curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração.
Formas de Ingresso
O ingresso no Curso de Bacharelado em Administração do IFTM – Campus Paracatu, é aberto à matrícula inicial de candidatos que tenham obtido classificação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, respeitando toda a legislação de reserva de vagas. Para entrar via SISU, o candidato deverá realizar a prova do ENEM e fazer sua inscrição posteriormente de acordo com o cronograma a ser divulgado pelo INEP/MEC. Para ingresso por processo seletivo próprio, o candidato deve aguardar o lançamento do edital, fazer sua inscrição na prova, realizar a prova e aguardar o resultado. Após o resultado, se aprovado dentro do limite de vagas, será convocado para fazer a sua matrícula. Se houver vagas ociosas no início do curso, poderão ser chamados os candidatos que ficaram na lista de excedentes, respeitada a colocação dos mesmos na lista.
Havendo vagas ociosas no decorrer do curso, a Coordenação Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão, em conjunto com a coordenação de curso, poderá considerá-las como “vagas remanescentes” e,por meio de processo seletivo disposto em edital, selecionar candidatos nas formas de:
I. abandono;
II. cancelamento do registro acadêmico de estudante regular;
III. transferência para outras instituições;
IV. troca de turno, curso, polo presencial ou campus;
V. desistência;
VI. desligamento;
VII. não preenchimento de vagas.
No ato da matrícula, será exigida a documentação relacionada no edital para o processo seletivo do curso.
A renovação da matrícula deverá ser efetuada pelo aluno ou, se menor, pelo seu representante legal após o encerramento de cada período letivo, conforme definido em calendário acadêmico.
Formulários
Formulários Gerais
Horários de aulas
Horário das Aulas
1º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
|
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
|
INFORMÁTICA BÁSICA
|
MATEMÁTICA APLICADA
|
MICROECONOMIA
|
19:50 20:40 |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
|
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
|
INFORMÁTICA BÁSICA
|
MATEMÁTICA APLICADA
|
MICROECONOMIA
|
20:50 21:40 |
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
|
INFORMÁTICA BÁSICA
|
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
|
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
|
MATEMÁTICA APLICADA
|
21:40 22:30 |
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
|
INFORMÁTICA BÁSICA
|
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
|
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
|
MATEMÁTICA APLICADA
|
2º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA
|
MACROECONOMIA
|
TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES
|
CONTABILIDADE BÁSICA
|
INFORMÁTICA APLICADA
|
19:50 20:40 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA
|
MACROECONOMIA
|
TEORIAS DAS ORGANIZAÇÕES
|
CONTABILIDADE BÁSICA
|
INFORMÁTICA APLICADA
|
20:50 21:40 |
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
|
CONTABILIDADE BÁSICA
|
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
|
INFORMÁTICA APLICADA
|
TÓPICOS ESPECIAIS I
|
21:40 22:30 |
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
|
CONTABILIDADE BÁSICA
|
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
|
INFORMÁTICA APLICADA
|
TÓPICOS ESPECIAIS I
|
3º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA
|
GESTÃO DA INFORMAÇÃO
|
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
|
ESTATÍSTICA
|
19:50 20:40 |
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA
|
GESTÃO DA INFORMAÇÃO
|
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
|
ESTATÍSTICA
|
20:50 21:40 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA
|
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO
|
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO
|
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
|
ESTATÍSTICA
|
21:40 22:30 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA
|
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO
|
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO
|
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
|
ESTATÍSTICA
|
4º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO
|
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO
|
EXTENSÃO I
|
CONTABILIDADE GERENCIAL
|
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
|
19:50 20:40 |
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO
|
CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO
|
EXTENSÃO I
|
CONTABILIDADE GERENCIAL
|
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
|
20:50 21:40 |
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
|
CONTABILIDADE GERENCIAL
|
EXTENSÃO I
|
DIREITO EMPRESARIAL
|
DIREITO EMPRESARIAL
|
21:40 22:30 |
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
|
CONTABILIDADE GERENCIAL
|
EXTENSÃO I
|
DIREITO EMPRESARIAL
|
DIREITO EMPRESARIAL
|
5º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1
|
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
|
TÓPICOS ESPECIAIS 1
|
COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL
|
FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS
|
19:50 20:40 |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1
|
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
|
TÓPICOS ESPECIAIS 1
|
COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL
|
FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS
|
20:50 21:40 |
GESTÃO DE TALENTO
|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1
|
FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS
|
DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR
|
DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR
|
21:40 22:30 |
GESTÃO DE TALENTO
|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1
|
FUNDAMENTOS MERCADOLÓGICOS
|
DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR
|
DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR
|
6º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
GESTÃO DA PRODUÇÃO
|
GESTÃO DA PRODUÇÃO
|
TÓPICOS ESPECIAIS 2
|
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 2
|
19:50 20:40 |
GESTÃO DA PRODUÇÃO
|
GESTÃO DA PRODUÇÃO
|
TÓPICOS ESPECIAIS 2
|
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 2
|
20:50 21:40 |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 2
|
DIREITO TRIBUTÁRIO E TRABALHISTA
|
DIREITO TRIBUTÁRIO E TRABALHISTA
|
TÓPICOS ESPECIAIS 2
|
GESTÃO DA INOVAÇÃO
|
21:40 22:30 |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 2
|
DIREITO TRIBUTÁRIO E TRABALHISTA
|
DIREITO TRIBUTÁRIO E TRABALHISTA
|
TÓPICOS ESPECIAIS 2
|
GESTÃO DA INOVAÇÃO
|
7º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
STARTUP E NEGÓCIOS INOVADORES
|
PESQUISA OPERACIONAL
|
STARTUP E NEGÓCIOS INOVADORES
|
ÉTICA ORGANIZACIONAL
|
PESQUISA OPERACIONAL
|
19:50 20:40 |
STARTUP E NEGÓCIOS INOVADORES
|
PESQUISA OPERACIONAL
|
STARTUP E NEGÓCIOS INOVADORES
|
ÉTICA ORGANIZACIONAL
|
PESQUISA OPERACIONAL
|
20:50 21:40 |
TÓPICOS ESPECIAIS 2
|
TÓPICOS ESPECIAIS 2
|
OPTATIVA 1
|
TÓPICOS ESPECIAIS 3
|
EMPREENDEDORISMO ORGANIZACIONAL
|
21:40 22:30 |
TÓPICOS ESPECIAIS 2
|
TÓPICOS ESPECIAIS 2
|
OPTATIVA 1
|
TÓPICOS ESPECIAIS 3
|
EMPREENDEDORISMO ORGANIZACIONAL
|
8º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
JOGOS EMPRESARIAIS
|
JOGOS EMPRESARIAIS
|
PROJETO INTEGRADOR
|
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA NEGÓCIOS
|
19:50 20:40 |
JOGOS EMPRESARIAIS
|
JOGOS EMPRESARIAIS
|
PROJETO INTEGRADOR
|
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA NEGÓCIOS
|
20:50 21:40 |
TÓPICOS ESPECIAIS 5 (TCC)
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA NEGÓCIOS
|
PROJETO INTEGRADOR
|
TÓPICOS ESPECIAIS 4
|
TÓPICOS ESPECIAIS 1
|
21:40 22:30 |
TÓPICOS ESPECIAIS 5 (TCC)
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA NEGÓCIOS
|
PROJETO INTEGRADOR
|
TÓPICOS ESPECIAIS 4
|
TÓPICOS ESPECIAIS 1
|