IFTM - Campus Paracatu realiza III Encontro de Egressos

Evento promoveu troca de experiências e confraternização entre alunos e ex-alunos
Publicado em 27/08/2018 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:13
III Encontro de Egressos
Crédito: Getúlio Albernaz Lobo

Aconteceu na noite do dia 10 de agosto de 2018, no auditório da instituição, o III Encontro de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Paracatu. Mais de 200 pessoas participaram do evento que abordou temas como mercado de trabalho e postura profissional.

O grupo musical do IFTM, coordenado pelos professores Ernani e Geordana, realizou uma apresentação antes da abertura oficial do evento. O início do evento foi marcado pelas boas-vindas do Diretor Geral do IFTM Campus Paracatu, professor Ronaldo Eduardo Diláscio, dando as excelentes notícias sobre a entrega da recuperação da edificação que estava em obras e sobre a licitação que ocorrerá em breve para urbanizar todo o campus.

Logo em seguida o Hino Nacional foi interpretado pelo grupo musical do IFTM. A primeira palestra da noite foi ministrada por Victor Henrique Silva, Gerente Geral do Complexo Morro Agudo da Nexa, antiga Votorantim Metais. Victor ministrou a palestra intitulada “Mercado de Trabalho” que trouxe informações importantes sobre o atual mercado de trabalho brasileiro e como preparar-se para atender os perfis procurados pelas empresas.

Após a primeira palestra, os Egressos Chris Manuel Fristche, Diâniton Nazário Borges e Usserguem Oliveira Gonçalves Filho participaram do relato de experiência e partilharam sobre a importância do IFTM no processo de desenvolvimento acadêmico, intelectual e profissional. Cada um teve a oportunidade de relatar a trajetória percorrida para alcançar os seus objetivos. Os três egressos continuam na área de formação e são considerados casos de sucesso.

Fernando Antônio Antunes, professor e diretor da AC&T Consultoria e Treinamento ministrou a segunda palestra da noite intitulada “O Profissional do Futuro no Mundo de Hoje”. Fernando argumentou que atitude e foco são indispensáveis para que um profissional comprometido tenha sucesso.

Depoimentos dos egressos Raquel Ribeiro de Oliveira e Antônio Sebastian Fernandes Rabelo, além de um vídeo que apresenta ex-alunos durante a trajetória dentro da instituição, foram disponibilizados nas mídias sociais. Após o encerramento, na área externa ao auditório, foi servido coffe break com sorteio de brindes e apresentação musical com o egresso Mayke Santos.

Em sua missão de ofertar a educação profissional e tecnológica por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, o IFTM encontra em seus egressos importante suporte. A partir da comunicação efetiva com egressos, a instituição poderá analisar reflexões individuais e coletivas de seus ex-alunos sobre a qualidade de suas experiências acadêmicas à luz da vivência pós-IFTM, possibilitando, assim, a avaliação contínua dos processos de ensino, pesquisa e extensão praticados pela instituição. Os egressos também representam potenciais articuladores com a sociedade, uma vez que se configuram como um importante elo entre a instituição e o mundo do trabalho. Por meio dos egressos, a instituição pode conceber elementos para (re)avaliar seus cursos, projetos, eventos, processos e decisões institucionais.