Eventos institucionais

Fórum de Assistência Estudantil do IFTM fortalece integração e debate aprimoramentos

Novo regulamento, integração de equipes e alinhamento com políticas nacionais marcam debates para melhorar o atendimento aos estudantes
Publicado em 07/05/2025 13:07 Atualizado em 07/05/2025 13:09
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida do Fórum de Assistência Estudantil
Fotografia colorida do Fórum de Assistência Estudantil
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos - Lorenna Bonifácio

O Fórum de Assistência Estudantil (AE), realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), nos dias 5 e 6 de maio, reuniu representantes das Comissões de Assistência Estudantil dos campi da instituição para discutir o texto do novo Regulamento da Assistência Estudantil que está sendo preparado visando modernizar e simplificar os processos do setor.

Saulo Henrique da Mata, coordenador geral de Extensão e Esporte falou que o encontro foi pensado para melhorar a integração entre as equipes responsáveis pela AE nos campi e reitoria: “os times já trabalham de forma continua por meio de reuniões remotas mensais. Contudo, a experiência do encontro presencial sempre possibilita uma maior integração e desenvolvimento de pertencimento e espírito de equipe. Além disso, separamos temas para os debates que demandam maior tempo de dedicação e discussões mais amplas e profundas. E o fórum presencial possibilita este tipo de abordagem”.

O fórum também foi momento de discussões para atender demandas a nível de Rede Federal no âmbito do recém-criado Fórum de Políticas Estudantis do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), alinhando a atuação do IFTM com as demais instituições da rede. Natália Moraes, presidente da Comissão de Assistência Estudantil do Campus Uberaba Parque Tecnológico afirmou que “conhecer realidades de outras instituições federais, desde suas organizações administrativas, no que tange ao tema assistência, ampliou a nossa visão sobre esse programa que é fundamental para permanência e desenvolvimento pedagógico dos estudantes de baixa renda”.

Natália também comentou sobre a relevância desse encontro: “a participação no Fórum de Assistência Estudantil foi de suma importância no processo de revisão da Resolução 57/2018, para que ela se adeque melhor ao módulo AE de seleção do programa de assistência estudantil” e completou dizendo que “a preocupação primordial dos representantes das comissões de AE dos campi é atuar de forma eficiente, pautados em procedimentos padronizados a fim de atender melhor os estudantes no que tange às dúvidas sobre editais e processos de seleção e, assim, contribuir para inscrições efetivas”.

Como meta, o fórum estabeleceu a criação de um comitê de assistência estudantil com os representantes de todos os campi, para discutir a possibilidade de utilização do Cadúnico (cadastro unificado para programas sociais que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional) como uma das fontes de renda básica de análise e seleção dos candidatos aos editais do programa. E, também, para identificar alterações e melhorias no módulo AE necessárias para atender as especificações do Cadúnico, reduzindo o trabalho das equipes e otimizando os procedimentos de seleção.

Compartilhe:

Notícias relacionadas