NAPNE inicia #IFsocializando

Estratégia de ação do campus é de divulgação de questões ligadas à inclusão da pessoa com necessidades específicas
Publicado em 22/07/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
#IFsocializando

A ação #IFsocializando surgiu a partir do "Projeto Acolher para Incluir”, desenvolvido pelo NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Esse projeto tem como objetivos criar espaços produtivos de atendimento aos alunos com necessidades específicas em horário extra turno; oportunizar uma aproximação efetiva entre professores, alunos e demais atores da comunidade IFTM; exercitar alternativas de diálogos, discussões, levantamento e encaminhamento de demandas; e formular pactuações de fluxos institucionais eficazes.

Neste contexto, o #IFSocializando é uma estratégia fundamental para favorecer a socialização e o envolvimento dos alunos “ditos normais” e demais membros da comunidade institucional, de modo que sejam incentivados a participar e colaborar em diferentes atividades com os alunos assistidos pelo NAPNE, como um fator de enriquecimento da experiência coletiva da diversidade no IFTM.

Para isso, o #IFSocializando tem como foco o desenvolvimento de uma divulgação mais ampla das questões ligadas à inclusão da pessoa com deficiência e outras necessidades específicas, compartilhando dicas e curiosidades, a celebração de datas que marcam as lutas históricas das pessoas com deficiência, assim como a explicação de termos e expressões relacionadas às deficiências existentes.

A frase utilizada na divulgação foi escolhida como vencedora em um concurso de frases sobre o tema da inclusão, evento realizado com todos os alunos do campus. Para a segunda edição deste concurso de frases, que acontecerá em breve, o tema será: "Inclusão e Pandemia".

“Acreditamos que aos poucos buscamos e consolidamos atividades com o potencial de minimizar barreiras que dificultam a plena efetivação de processos inclusivos em nosso Instituto”, afirma Marina Beatriz Ferreira Vallim, presidente do NAPNE.

Se você tem dúvidas ou curiosidades sobre o tema inclusão, acompanhe nossas redes sociais para saber mais com o #IFsocializando.