Últimos dias de inscrições para o Hackathon IFTM – Agropecuária 4.0

Evento tem como temática o desenvolvimento de soluções para a área de agropecuária digital. Inscrições até domingo
Publicado em 02/09/2021 10:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Hackaton IFTM - Agropecuária 4.0 reunirá estudantes de todos os níveis de ensino e campi do IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), apresenta o Hackathon IFTM – Agropecuária 4.0. O evento, a ser realizado de 22 a 26 de setembro, de modo totalmente on-line, visa promover um ambiente de inovação e colaboração que estimule a criação de soluções na área da agropecuária no contexto digital.

O Hackaton IFTM – Agropecuária 4.0 tem como objetivos acelerar e/ou criar ideias inovadoras que impactem o setor de agropecuária; contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região; fomentar a pesquisa e inovação no âmbito do IFTM; incentivar a cultura empreendedora nos estudantes; oportunizar a participação em um evento dinâmico que trabalhe a proatividade, liderança e interação com outras pessoas por meio do trabalho em equipe; fortalecer a aproximação empresa-escola e permitir a interação entre estudantes dos diversos campi.

Podem se inscrever estudantes do IFTM de todos os níveis de ensino e campi da instituição. A participação se dará por equipes, as quais deverão ser compostas por cinco integrantes cada, que poderão ser de cursos e campi distintos, ocupando as atividades de programador, business, marketing e UX designer. É desejável que os membros das equipes tenham conhecimento ou experiência em programação, desenvolvimento web e/ou mobile, design de interfaces e/ou gráfico, marketing, gestão de negócios, administração, eletrônica, agricultura, agronomia, pecuária, zootecnia, alimentos e áreas afins.A formação das equipes se dará em uma live de abertura do evento, pela qual os inscritos poderão manifestar interesse de trabalhar juntos desde que, em cada time, haja um integrante de cada categoria de atividades. Aqueles inscritos que não tiverem equipe poderão se organizar com o auxílio do mediador da live.

Com duração de cinco dias, serão totalizadas 120 horas de atividades. Haverá premiação de até cinco mil reais para as três equipes que alcançarem a melhor classificação, além de emissão de certificados de reconhecimento das propostas.

Devido à pandemia da covid-19, o evento será totalmente on-line, devendo, obrigatoriamente, seguir as orientações de distanciamento social preconizadas pelas autoridades de saúde. Após a homologação das inscrições, a plataforma virtual a ser utilizada pelas equipes durante a realização dos desafios será divulgada aos participantes. Os inscritos serão assessorados por mentores e, ainda, poderão assistir a webinars com temáticas voltadas para a solução dos desafios propostos.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 50 vagas. Devem ser realizadas até 12 de setembro, exclusivamente pelo sistema de eventos do IFTM. O edital, programação, link para inscrição e mais informações sobre o Hackaton IFTM – Agropecuária 4.0 estão disponíveis na página do evento.

O que é um Hackathon?

O termo Hackathon vem da junção dos termos hack (do inglês e, nesse contexto, em tradução livre, com o sentido de desenvolver programas de computador com expertise) e marathon (do inglês, em tradução livre, maratona). Originalmente, caracteriza-se pela reunião de programadores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, de forma intensiva e num determinado intervalo de tempo, para a criação de soluções para um dado desafio.

Hoje, a partir do sucesso da abordagem, os eventos de hackathon tornaram-se multidisciplinares, agregando participantes das diferentes áreas do conhecimento, como programadores, designers, gestores de negócios e profissionais da área da temática do evento, para a produção de propostas inovadoras, com potencial de enfrentar, em curto e médio prazo, os desafios propostos.