Inovação

Hackathon IFTM + Fator S Agita: Inteligência Artificial e Inovação na Educação

Evento realizado pelo NIT IFTM em parceria com o Sebrae, promoveu maratona na qual estudantes dedicaram 30 horas para pensar soluções inovadoras para a Educação
Publicado em 19/09/2024 15:00 Atualizado em 26/09/2024 14:15
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Equipe vencedora do Hackathon
Equipe vencedora do Hackathon "5 caras numa moto"
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

No último final de semana, dias 14 e 15 de setembro, a reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) foi palco do Hackathon IFTM + Fator S Agita, que desafiou estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para a Educação, utilizando Inteligência Artificial (IA). Com o tema "Inteligência Artificial: Inovação e Eficiência para Seu Negócio", o evento reuniu equipes multidisciplinares em uma maratona de 30 horas ininterruptas para idealizar, criar e apresentar projetos que unissem tecnologia e inovação para o setor educacional.

Organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFTM, em parceria com o SEBRAE, o hackathon permitiu aos competidores explorar a temática educacional de maneira ampla, mas com o foco em propor soluções práticas e escaláveis. O evento seguiu a metodologia Fator S Agita, desenvolvida pelo SEBRAE, que orienta os participantes a estruturarem suas ideias de forma a garantir a viabilidade e a aplicabilidade das soluções no mercado.

Uma maratona de inovação

O termo hackathon combina as palavras hack (explorar, construir) e marathon (maratona), descrevendo uma intensa maratona de desenvolvimento, onde especialistas de diferentes áreas se reúnem para criar soluções inovadoras para desafios específicos. No caso do Hackathon IFTM, o desafio foi desenvolver projetos que utilizassem a IA para melhorar a educação.

A metodologia Fator S Agita, como explicou a facilitadora Bruna de Araújo Arruda, foi inspirada no Vale do Silício, berço das maiores empresas de tecnologia do mundo. “Essa metodologia ajuda a pessoa a criar uma linha de pensamento para desenvolver produtos e serviços inovadores e escaláveis, além de fomentar a consciência sobre como tornar essas ideias viáveis e aplicáveis no mercado”, destacou Bruna. Ela conduziu o workshop durante o evento, auxiliando as equipes na construção de suas propostas.

Educação como Pilar de Inovação

A escolha do tema Educação não foi por acaso. Nos últimos anos, o setor educacional tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, demandando constante inovação para se adaptar às mudanças do mercado de trabalho e às novas exigências de qualificação profissional. “A educação transcende o papel de apenas formar pessoas; é um setor estratégico que impulsiona inovação, tecnologia e novas oportunidades de aprendizado para a sociedade”, afirmou Kety Caparelli, coordenadora do NIT do IFTM.

O Hackathon também esteve alinhado ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (IA), que busca posicionar o Brasil como protagonista no desenvolvimento e uso de tecnologias de IA, promovendo inovação, capacitação profissional, ética e competitividade no cenário global. Dentro desse contexto, a educação ganha ainda mais relevância, sendo um dos pilares para o desenvolvimento sustentável e a inclusão tecnológica do país.

A solução vencedora: "Lian - Inclusão e Acessibilidade na Educação"

A equipe "5 caras numa moto", composta pelos estudantes do IFTM Campus Ituiutaba — André Ferreira Nicário, Gabriel Oliveira Santos, Matheus Ricardo de Jesus Camargos e Vinicius Nunes de Lima Gabriel — foi a grande vencedora do Hackathon. Eles criaram o aplicativo Lian, que auxilia pessoas com deficiência auditiva no processo de aprendizagem em sala de aula.

Inspirados em um colega de curso surdo, os estudantes desenvolveram um sistema que transcreve as aulas expositivas dos professores em tempo real, tornando o conteúdo acessível e promovendo a inclusão de alunos com deficiência auditiva. A proposta do Lian é otimizar o processo de aprendizado desses alunos, facilitando sua integração e participação nas atividades acadêmicas.

Kety Caparelli destacou o impacto positivo do evento: “O Hackathon 2024, com a aplicação da metodologia Fator S Agita, não apenas desenvolveu soluções para problemas reais, mas também promoveu um ambiente de empreendedorismo e inovação. A formação de equipes multidisciplinares mobilizou talentos de diferentes áreas para colaborar na criação de soluções digitais escaláveis. Com um formato dinâmico e acelerado, semelhante a um 'laboratório rápido para o empreendedorismo', o Hackathon desafiou os participantes a desenvolverem suas ideias em 30 horas de imersão, criando oportunidades para que essas ideias evoluam para negócios que podem impactar o mercado”.

O sucesso do Hackathon IFTM + Fator S Agita demonstra o potencial do empreendedorismo e da inovação na educação, estimulando a criação de soluções que transformem o ensino no Brasil. A participação ativa do SEBRAE foi fundamental para orientar os estudantes, ajudando a estruturar as ideias e a transformá-las em projetos viáveis e de impacto.

Conectar a educação com a inteligência artificial abre um leque vasto de possibilidades para enfrentar antigos desafios com novas ferramentas. Eventos como este são essenciais para que estudantes e profissionais percebam a educação como um campo fértil para a inovação e o desenvolvimento tecnológico, preparando o Brasil para enfrentar os desafios do futuro com criatividade e eficiência.

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