Hackathon IFTM 2024 acontece neste sábado e domingo

Publicado em 12/09/2024 15:00 Atualizado em 12/09/2024 16:08
Imagem retangular com fundo roxo onde vemos um aperto de mãos entre um ser humano e um robô humanóide

Pensar em soluções reais para problemas reais é um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais da atualidade, imersos em um cenário de constantes mudanças, rapidez e fluidez.

Trazer os estudantes para vivenciarem mais de perto essa realidade é a proposta do Hackathon 2024 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Trazido do inglês, o termo quer dizer maratona de desenvolvimento de programas de computador com expertise. Assim, Hackathon é um evento multidisciplinar que agrega participantes de diferentes áreas do conhecimento, de forma intensiva e num determinado intervalo de tempo, para a criação de soluções inovadoras para um dado desafio.

Doze equipes participam da maratona, totalizando em torno de 60 participantes, entre estudantes de cursos de graduação do IFTM de diversos campi e de outras instituições de ensino, como Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade de Uberaba (Uniube) e Centro Universitário Antônio Carlos (Unipac).

O evento acontece ao longo de todo este final de semana, sábado (14) e domingo (15) na reitoria do IFTM a partir das 9h. São 30 horas de imersão no mundo da inovação com foco em Inteligência Artificial, tema da competição deste ano.

As três propostas de soluções melhores avaliadas serão premiadas em dinheiro, nos seguintes valores: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para a primeira colocada, R$ 3.000,00 (três mil reais) para a segunda e R$ 2.000,00 (dois mil reais) para a terceira.

O Hackathon IFTM 2024 é uma realização do IFTM em parceria com o Parque Tecnológico de Uberaba e o SEBRAE. Conta com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Granto Seguros, da criativa e da SULTS e com apoio da RR.INOVA Inovação e Resultados, do UberHub Ecossistema de Inovação de Uberlândia e do ZebuValley.

Mais informações na página do evento.