HackaForLife chega ao fim apresentando produtos inovadores

Evento virtual aconteceu de 19 a 28 de agosto com objetivo de buscar soluções para enfrentamento da pandemia da Covid-19
Publicado em 05/09/2020 09:40 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Compartilhe:
Compartilhe:
HackaForLife
HackaForLife
Crédito: Divulgação

O HackaForLife, evento realizado pelo IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro para a busca de soluções para enfrentamento da pandemia da Covid-19, chegou ao fim após cinco dias de competição e mais cinco dias de avaliação dos trabalhos.

O evento, que extrapolou as fronteiras do Triângulo Mineiro, contou com participantes de 36 cidades de 10 Estados Brasileiros. Foram 25 equipes, compostas por estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento, dando vida a projetos para a solução de problemas e desafios relacionados a saúde e economia, que foram gerados ou agravados pela pandemia. Cada equipe foi formada por cinco membros, que, mesmo distantes fisicamente, estiveram juntos por 120h para oferecer a sociedade uma solução inovadora para o problema proposto. Destas, apenas duas equipes não conseguiram completar o trabalho e não chegaram até a final.

Também queremos destacar a participação expressiva dos alunos do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, com 59 inscritos, dos quais 3 fizeram parte de equipes campeãs do HackaForLife: Fernando Victor Pereira de Oliveira Lima (3° período do curso de Engenharia de Computação) da equipe “Sem Covid, Com Vida”, Gustavo William de Bessa (3° período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) também da equipe “Sem Covid, Com Vida” e Eduardo Fernandes Silva (1° período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) da equipe ”X Æ A-XII”.

Dias de muito trabalho, aprendizagem e descontração

Durantes os cinco dias do HackaForLife os participantes tiveram, além de muito trabalho, momentos de aprendizagem e descontração. Na abertura oficial, além da participação dos dirigentes das instituições, apoiadores e patrocinadores, tivemos uma live motivacional com Fúlvio Ferreira, Superintendente da Micro e Pequena Empresa na Prefeitura de Uberaba e Vice-Presidente da Federação das CDL’s de Minas Gerais, que deu várias dicas e direcionamentos para as equipes trabalharem.

A cada dia de evento, uma palestra foi realizada para orientar os hackers no desenvolvimento de seus produtos. A primeira foi “Você sabe o que é MVP?” com Elder Lima, Analista Técnico, Consultor e Instrutor do Sebrae nas áreas de Marketing e Inovação. A segunda live foi “Usando IA para criar um classificador de texto” com Elder Vicente, professor da UFTM no Departamento de Engenharia Elétrica. Na sequência, o tema foi “Inovação disruptiva e pensamento exponencial”, com o Sócio fundador e Diretor de Inovação e Alianças Estratégicas da Sankhya Jiva Tecnologia e Inovação LTDA, Fábio Túlio Felippe.

E como “nem só de trabalho vive o homem”, na sexta-feira tivemos uma pausa para uma live musical com Carlos Giovanny e Rafael Camilo, que trouxeram grandes sucessos da MPB e ajudaram os participantes a relaxar e retomar o folego para continuar a corrida para desenvolver o produto vencedor.

No quarto e penúltimo dia de trabalho das equipes, foram realizadas duas lives: A primeira foi “Quer montar um Picth?” com Eduardo Jardel, professor de Empreendedorismo do IFTM. A segunda live realizada no sábado foi com a Dona Biscoitilda, “palestrante motivacional viciada em biscoito e recheada de conteúdo feliz”. Mais um momento de descontração para ajudar os hackers a enfrentarem a reta final do HackaForLife.

Apoio, Parcerias e Patrocinadores

Não podemos deixar de falar de outros participantes fundamentais na realização desse Hackathon: os mentores. Foram quarenta e três profissionais das áreas de tecnologia, saúde, marketing, educação, direito, empreendedorismo, administração, psicologia, contabilidade e gestão financeira que ficaram disponíveis durante as 120h de evento para orientar as equipes a seguirem o melhor caminho dentro de seus projetos.

Temos que destacar também o apoio que a Prefeitura Municipal de Uberaba, através do Parque Tecnológico de Uberaba, a CODIUB, o SEBRAE e a Zebu Valley deram para a realização desse Hackathon. E agradecer o patrocínio das empresas que acreditaram no evento e estão sempre reafirmando a parceria que tem com o IFTM: Agência Six, Sankhya Gestão de Negócios, QAT Global, Everis, Zup e Officina 5 Soluções Inteligentes.

Conheçam os produtos vencedores

Após o encerramento da fase de desenvolvimento dos projetos, os trabalhos foram avaliados através dos pitchs enviados pelas equipes para apresentação de seus produtos. Foram convidados seis avaliadores das áreas da saúde, tecnologia da informação e administração/negócios. Cada avaliador assistiu à apresentação e atribuiu nota a cada um dos produtos, em seis critérios: originalidade e criatividade, aplicabilidade, inovação, qualidade do protótipo, qualidade do documento explicativo e tecnologia. A pontuação final foi a soma de todas as notas atribuídas pelos avaliadores.

Dentro das duas frentes de trabalho, saúde e economia, as três melhores equipes receberam premiação. Para os primeiros colocados: certificado de reconhecimento da proposta (1° lugar), consultoria de direcionamento de marketing com a Agência Six, curso Bootcamp Empreendedorimo em Ação pelo Sebrae e mais R$ 4000,00 em prêmios. Aos segundos: certificado de reconhecimento da proposta (2° lugar), curso Bootcamp Empreendedorismo em Ação pelo Sebrae e mais R$ 1000,00 em prêmios. Para a terceira colocação: certificado de reconhecimento da proposta (3° lugar) e curso Bootcamp Empreendedorimo em Ação pelo Sebrae. Também tiveram suas propostas apresentadas na live de encerramento realizada no dia 28 de agosto, pelo canal do HackaForLife no YouTube.

Na solução de problemas econômicos a classificação foi: em primeiro lugar a equipe Sweet Corn com o produto “Contador de Fluxo”, em segundo lugar a equipe X Æ A-XII com o produto “MeiAjuda” e na terceira colocação a equipe Hackatangos com o produto “Impulsiona AÊ”.

Na busca de soluções para problemas na saúde, a competição terminou assim: o primeiro lugar foi para a equipe Garotxs de Programa com o produto “Salvando Vidas”, a segunda colocação ficou com a equipe NoCovid, que desenvolveu o produto “UAI Lista” e o terceiro lugar ficou com a equipe Sem Covid, Com Vida com o produto “Aplicativo para marcação de consulta nas UPA`s.

Se você ficou curioso para saber o que é cada um desses produtos ou quer assistir as lives que aconteceram durante o evento, acesse o canal do HackaForLife no YouTube.

Compartilhe:

Notícias relacionadas