Doutorado

Marco Histórico: Primeira Turma do Doutorado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM iniciou com Aula Inaugural nos dias 28 e 29 de setembro

O Doutorado Profissional em Educação Tecnológica, vinculado ao PPGET - IFTM, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 10 de julho de 2023, representando um marco importante no compromisso do IFTM com a excelência acadêmica e a pesquisa de ponta na área de educação tecnológica.
Publicado em 06/10/2023 16:00 Atualizado em 16/10/2023 10:57
Aula Inaugural da Primeira Turma de Doutorado Profissional em Educação Tecnológida do IFTM.
Crédito: Aline de Gregório Alves Borges

A realização da aula inaugural da primeira turma do Doutorado Profissional em Educação Tecnológica, na quinta-feira passada, dia 28 de setembro, marcou o início de uma jornada acadêmica tão aguardada pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba.

A aula inaugural, que inspirou os novos discentes, contou com a palestra "Pesquisa e seus desafios no mestrado e doutorado", ministrada pelo renomado professor Adriano Eurípedes Medeiros Martins e ocorreu no auditório Padre Agostinho Zago, localizado no Campus Uberaba.

A recepção oficial dos ingressantes contou com a presença dos ilustres professores: Luís Fernando Santana, diretor-geral do Campus Uberaba, Bruno Pereira Garcês, diretor de ensino, pesquisa e extensão e Welisson Marques, coordenador do Programa.

O diretor-geral Luís Fernando Santana, em seu discurso de abertura, orgulhou-se ao mencionar “após tanto empenho para a concretização do Doutorado no IFTM é gratificante contar com discentes representantes de cinco estados diferentes do nosso país, oriundos de três regiões distintas, coloco a gestão à disposição de todos. ”

Bruno Pereira Garcês, diretor de ensino, pesquisa e extensão do campus, parabenizou toda a equipe responsável e que participa do Programa e ressaltou “a grande satisfação e responsabilidade que o IFTM, assim como os discentes possuem, uma vez que farão história como primeira turma do primeiro Doutorado em Educação Profissional Tecnológica aprovado no país. ”

O coordenador do Programa, Welisson Marques, recepcionou os discentes de maneira calorosa, discorreu sobre a importância da primeira turma de Doutorado Educação Profissional Tecnológica do IFTM, a rotina de um doutorando no decorrer dos 4 anos do curso, as expectativas para o Programa e enfatizou que “ há um desejo de implementação da internacionalização de fato na Insituição. ”

O professor do Programa, Anderson Claytom Ferreira Brettas, agradeceu todo empenho e apoio recebido pelos gestores na busca da concretização do Doutorado Profissional em Educação Tecnológica e ressaltou “ estamos vendo aqui, por meio dos exemplos de alunos, inclusive, que iniciaram no curso técnico integrado ao ensino médio e hoje são alunos da primeira turma do doutorado do IFTM, o que é, e a grande importância do processo de verticalização na Instituição. ”

No período vespertino tivemos a oportunidade de conversar com dois discentes integrantes do programa: Hutson Roger Silva (aluno aprovado na Linha de pesquisa 1), que veio do Acre, afirmou “ eu escolhi cursar o doutorado no IFTM pela qualidade que a instituição oferece dentre os seus cursos, todos renomados, com um corpo profissional técnico e docente muito bem qualificado. ”

Enquanto que a discente Anna Carolina de Carvalho Rocha (aluna aprovada na Linha de pesquisa 1) contou “já fiz curso técnico no CEFET em Belo Horizonte, depois disciplinas do Mestrado em Educação aqui no Campus Uberaba e agora o Doutorado em Educação Profissional. Eu estou muito feliz, é uma grande paixão que eu tenho por ser filha de IFTM, tudo que eu consegui hoje, que conquistei na minha vida foi em função de ter estudado neste Instituto. A minha expectativa é poder devolver de alguma forma para a sociedade tudo o que eu ganhei aqui, e a minha intenção é fazer com que as escolas públicas (municipais e estaduais) entrem no século XXI, de alguma maneira, para poderem fazer a diferença, para que seus alunos possam continuar sonhando e consigam conquistar tudo o que eles querem. ”

No dia 29 de setembro as atividades continuaram, houve a Conferência "Perspectivas para a pós-graduação em educação: desafios para uma nova caminhada", proferida pelo professor Marcelo Soares Pereira da Silva, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU).

Posteriormente, uma mesa-redonda foi conduzida pelos professores do PPGED/FACED/UFU, Elenita Pinheiro de Queiroz Silva e Carlos Alberto Lucena, discutindo "Notas de experiências de pesquisas e pós-graduação em educação no Brasil do século XXI".

No período vespertino da sexta-feira, dia 29 de setembro, merecem destaque as importantes falas da professora reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, e do professor Marcelo Ponciano da Silva, futuro reitor da Instituição. E a Aula Inaugural encerrou-se com chave de ouro com a palestra da professora Marinalva Vieira Barbosa, reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), abordando os "Desafios da pesquisa em Educação (doutorado) na atualidade".

O Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM foi criado em 2014 e desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional local e regional. Seus principais objetivos incluem a formação de profissionais altamente qualificados em Educação Tecnológica, a promoção do avanço da ciência, tecnologia e inovação no contexto da Educação Profissional, bem como o atendimento às demandas sociais e organizacionais.