Capacitação

IFTM Campus Uberaba realiza Curso de Formação de Brigadistas

O curso aconteceu no dia 24 de outubro de 2023 e contou com a participação de 66 pessoas, entre servidores e terceirizados
Publicado em 31/10/2023 21:00 Atualizado em 31/10/2023 21:24
Compartilhe:
Compartilhe:

Crédito: Fábio Oliveira do Carmo

No dia 24/10/2023, o IFTM Campus Uberaba realizou curso de Formação de Brigadistas para atuação em diferentes situações no campus. O curso foi ministrado pelos servidores Sérgio Antônio de Oliveira Araújo e Daniel Martinho de Freitas, engenheiros de segurança do trabalho do IFTM. Na ocasião, foram apresentados aos participantes, vários equipamentos adquiridos pela administração para auxiliar os brigadistas em casos de necessidade, como: carreta tanque equipada com canhão monitor e bico leque aspersor; bombas costais para combate a incêndios; sopradores costais; roçadeiras motorizadas; abafadores; toucas árabes; roupas antichamas para proteção dos brigadistas, entre outros.

O curso contou com a participação de 66 pessoas, incluindo servidores e colaboradores terceirados, atuantes em diversos setores do IFTM Campus Uberaba que se dispuseram a participar da capacitação e, com isso, contribuir para um ambiente institucional mais seguro. De acordo com os servidores que ministraram o curso, Sérgio Antônio e Daniel Martinho, “o brigadista é sempre uma pessoa muito importante na equipe de segurança do campus. Ele cuida tanto da segurança das pessoas, quanto a segurança patrimonial, em caso de incêndio. Atua na prevenção e também na orientação do público, tanto alunos quanto servidores e ao público externo”.

Os conteúdos aplicados foram divididos em duas partes. Na primeira, os conteúdos foram voltados para as ações de Prevenção e Combate a Incêndio e abordou tópicos, como: diferença entre fogo e incêndio, teoria do fogo, técnicas de extinção de incêndios, equipamentos de combate a incêndio, abandono de área, entre outros. Em seguida, apresentou-se conteúdos relacionados a Primeiros Socorros e tópicos, como: análise da vítima, sinais vitais, protocolo de RCP e, OVACE - que é a Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho.

Já a segunda parte, no período vespertino, foram ensinadas técnicas de combate a incêndio de acordo com as classes A, B, C, D e K, tais como: instrução sobre a técnica de manipulação de extintores de incêndio;  técnica de montagem de linhas de ataque com as mangueiras de combate a incêndio dos hidrantes; simulação de sinistro com abandono de área, evacuação até o ponto de encontro e contagem da população.

Texto: Fábio Oliveira do Carmo

Compartilhe:

Notícias relacionadas