IFTM realiza aula inaugural do Programa de Formação Docente
Crédito: Flávio Caldeira - Pró-reitoria de Ensino
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) promoveu, no dia 30 de setembro, a aula inaugural do Programa de Formação Docente, intitulada “Formação em Ação: Integrando Saberes na EPT”. O evento foi transmitido pela plataforma da RNP, contou com a participação de representantes da maioria campi da instituição e teve mediação da professora Juliene Vasconcelos, Coordenadora Geral de Ensino da Reitoria.
Alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2028 (PDI), o programa é pioneiro na instituição e adota um modelo híbrido de formação, combinando atividades assíncronas e síncronas. A iniciativa busca promover a capacitação docente e de todos os profissionais da educação por meio de ciclos formativos reflexivos, voltados à inovação pedagógica, equidade educacional e impacto no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, prevê a elaboração de projetos de intervenção e a produção de publicações científicas como resultados do percurso formativo.
A primeira ação do programa será realizada em caráter piloto, com o objetivo de avaliar o fluxo e a estrutura da proposta. O curso inicial traz como tema “Práticas Restaurativas: construindo escolas seguras e promovendo a Cultura de Paz”, com carga horária total de 43 horas assíncronas e 8h síncronas.
Para o pró-reitor de Ensino, Flávio Caldeira, com a iniciativa, o IFTM reafirma seu compromisso com a formação continuada dos docentes e com a construção de uma prática pedagógica inovadora, inclusiva e transformadora.
O reitor Marcelo Ponciano esteve presente na abertura da aula inaugural e registrou a importância do momento de formação docente, expressando seu contentamento com a ação. “Eu fico muito feliz em ver o carinho, a dedicação e, principalmente, a preocupação com a qualidade, com a formação e com a capacitação dos nossos docentes que a Pró-reitoria de Ensino tem para conosco”, destacou Ponciano.
Para Vasconcelos, também coordenadora do programa de formação, a formação docente é uma oportunidade de promoção do pensamento crítico e consequentemente emancipação dos profissionais da educação - “É a partir deste movimento permanente e coletivo que o IFTM consegue enfrentar as fragilidades impostas por políticas externas, reafirmando seu compromisso com uma educação emancipadora, socialmente referenciada, pública e de qualidade”.
Notícias relacionadas
- IFTM promove curso de Moodle para docentes em parceria com a Comissão Permanente de Educação a Distância
- Campus Ituiutaba recebe grupo da UEMG para roda de conversa sobre microagressões e discriminações
- Projeto Editora Capacita 2025 conclui atividades no IFTM
- Vem aí a segunda edição do “Universo IFTM”, uma união dos eventos de ensino, pesquisa, inovação e extensão
- Qualificação e Conhecimento: IFTM encerra primeiras ações do Editora Capacita 2025 e anuncia continuação da programação
- IFTM se destaca no ranking do Enem 2024; Campus Patos de Minas figura entre as 100 melhores escolas públicas do país