IFTM promove curso de Moodle para docentes em parceria com a Comissão Permanente de Educação a Distância
Crédito: Flávio Caldeira Silva
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com a Comissão Permanente de Educação a Distância (CPEaD), iniciou em setembro o curso de Moodle para docentes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A capacitação, que reúne 60 servidores e servidoras, terá carga horária total de 24 horas e acontecerá nos meses de setembro, outubro e novembro.
Elaborada pelos docentes Johann Max, presidente da CPEaD e Guilherme Borges, Diretor de Ensino na Proen, a ação conta com a atuação de servidores dos campi Ituiutaba, Uberlândia Centro, Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico na equipe executora. O objetivo é qualificar os docentes no uso do Moodle, principal ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição como apoio à Educação a Distância (EaD) e ao ensino híbrido.
O curso “Moodle para Docentes: Planejamento, Avaliação e Acompanhamento de Aprendizagens” tem como objetivo capacitar professores, de todos os campi, para o uso pedagógico do Moodle, abordando desde a navegação inicial e organização de conteúdos até a criação de atividades avaliativas, acompanhamento do desempenho discente, personalização de recursos e finalização com o desenvolvimento do projeto “Minha Disciplina no Moodle”.
O pró-reitor de Ensino, Flávio Caldeira Silva, parabenizou a Comissão Permanente de Educação a Distância pela organização e destacou a relevância da formação docente no aprimoramento no processo educativo. “A Pró-Reitoria de Ensino está muito satisfeita com esta formação, reconhece importância da capacitação e a busca por novas perspectivas nas inovações no processo de ensino-aprendizagem e vislumbrou o protagonismo da EaD no IFTM. Temos convicção de que os servidores e servidoras capacitados poderão atuar como multiplicadores no uso do Moodle, fortalecendo ainda mais nossas práticas pedagógicas”, destacou.
De acordo com a Proen, a capacitação reafirma o compromisso institucional com a formação continuada de seus profissionais, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas e para a inovação nos processos de ensino e aprendizagem. Ainda, a pró-reitoria informou que todas as vagas desta edição foram preenchidas e não há mais disponibilidade. Contudo, já está prevista a abertura de nova turma em breve, de modo a atender a demanda contínua de capacitação docente na instituição.
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