Visita Técnica

Estudantes do Bacharelado em Administração do IFTM Campus Uberaba realizam visita técnica na Ourofino Agrociência

A atividade aconteceu na última segunda-feira, 19 de agosto
Publicado em 21/08/2024 16:24 Atualizado em 21/08/2024 16:28
Fotografia colorida de um grupo de estudantes com EPI em visita técnica nas instalações da Ourofino
Crédito: Emerson Câmara

Estudantes dos 3º e 5º períodos do curso de Bacharelado em Administração do IFTM Campus Uberaba, acompanhados pelo professor Emerson Andrade Câmara, realizaram uma visita técnica à Ourofino Agrociência. O principal objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada dos processos e procedimentos administrativos da empresa, bem como da sua linha de produção, relacionando esses aspectos com os conceitos práticos abordados na disciplina de Organização, Sistemas e Métodos.

A visita começou com a exibição de dois vídeos informativos. O primeiro apresentou a história da empresa, seu ramo de atuação e sua importância no setor de defensivos agrícolas. O segundo destacou as normas de segurança, garantindo que todos os participantes estivessem cientes das precauções necessárias para uma visita segura.

Em seguida, o grupo foi conduzido ao laboratório da empresa, onde puderam observar uma estrutura de alta tecnologia, equipada com dispositivos avançados para testar e garantir a eficácia dos defensivos agrícolas produzidos pela Ourofino. A experiência proporcionou aos estudantes uma visão prática sobre a importância da pesquisa e desenvolvimento na indústria.

A visita continuou pela linha de produção. Os alunos puderam ver de perto como cada etapa é cuidadosamente monitorada para assegurar a qualidade dos produtos. Um dos pontos de destaque foi o fato de a empresa produzir as próprias embalagens.

Erika Rodrigues Rocha, estudante do 5° período, relatou a sobre a importância da visita para a sua formação. “Tivemos a oportunidade de observar a linha de produção robotizada, uma tecnologia avançada que utiliza robôs para automatizar e otimizar o processo de fabricação. Esta linha é essencial para melhorar a eficiência, reduzir erros e aumentar a produção. Gostaria de agradecer a Letícia, representante de marketing da Ourofino, pela recepção calorosa e pela disposição em compartilhar seus conhecimentos conosco. A visita foi extremamente enriquecedora e me proporcionou uma nova perspectiva sobre linha de produção”.

“Durante a visita, percebi a forte preocupação da empresa com a segurança. A estrutura está bem-preparada para conter qualquer vazamento de produtos, evitando que se espalhem. Durante o tour, além de recebermos os equipamentos de segurança, a colaboradora Letícia, que nos acompanhou, estava sempre atenta a nos orientar para seguirmos pela faixa de segurança e evitar possíveis acidentes. Ela também respondeu pacientemente a todas as nossas perguntas e deixou as portas abertas caso quiséssemos retornar para outra visita”, destacou Aldileya Nunes, do 3º período do Bacharelado em Administração.

“Foi uma experiência incrível, e gostaria, em nome da turma de Administração do IFTM, de agradecer ao professor Emerson, que se dispôs a entrar em contato com a empresa e nos acompanhou durante a visita. Agradeço especialmente à Ourofino por abrir suas portas e nos permitir ver na prática o que aprendemos em sala de aula, enriquecendo ainda mais nosso conhecimento”, finalizou a estudante.