Visita Técnica

Estudantes do Bacharelado em Zootecnia do IFTM Campus Uberaba visitam fábrica de ração para cães e gatos

A visita técnica proporcionou aos alunos a complementação do conhecimento teórico em sala de aula, além de aproximá-los da realidade do mercado de trabalho na área de nutrição animal
Publicado em 28/08/2024 14:00 Atualizado em 28/08/2024 14:24
Fotografia colorida de um grupo em visita técnica na fábrica de rações Adimax
Crédito: Ana Carolina Portella Silveira

No último dia 22 de agosto de 2024, os alunos do 7º período de Zootecnia do IFTM Campus Uberaba participaram de uma visita técnica à fábrica de rações da Adimax, localizada em Uberlândia. A atividade faz parte da disciplina de Cães e Gatos, que aborda temas fundamentais para a formação dos futuros profissionais, como a nutrição, manejo alimentar e a cadeia produtiva que envolve essas espécies.

A professora Ana Carolina Portella Silveira, responsável pela disciplina de cães e gatos, acompanhou os alunos durante a visita e destacou a importância da atividade. "Fomos muito bem recebidos pela equipe da empresa, que nos proporcionou uma visita completa e rica em conhecimento. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer na prática o que aprenderam em sala de aula”.

Durante a visita, os alunos puderam observar de perto a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos, desde o manejo alimentar nas diferentes fases da vida dos animais até a cadeia produtiva que envolve a produção de rações.

Maria Clara Pereira Afonso Rezende, aluna do 7º período, compartilhou sua experiência: "Foi uma das melhores visitas que eu fiz durante todo o curso de Zootecnia. Mesmo não sendo a área com a qual eu mais me identifico, a experiência foi incrível e até me fez considerar a possibilidade de trabalhar em um lugar como aquele, que é organizado, pensa no bem-estar animal e no das pessoas que ali trabalham. Espero poder voltar, pois a experiência foi muito valiosa”.

A disciplina de cães e gatos, ministrada pela professora Ana Carolina, abrange temas como a origem e evolução dos cães e gatos, suas principais raças, comportamentos, manejo reprodutivo e nutricional dessas espécies. Além de oferecer uma visão aprofundada sobre a fisiologia da digestão, absorção de nutrientes, e a importância da energia na nutrição de cães e gatos, aspectos essenciais para a formulação de dietas e o manejo alimentar adequado.

A visita à Adimax proporcionou aos estudantes uma experiência prática valiosa, complementando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e aproximando-os da realidade do mercado de trabalho na área de nutrição animal. Sem dúvida, uma oportunidade enriquecedora que contribuiu significativamente para a formação dos futuros profissionais.

“Essa visita técnica à Adimax reforçou a importância de atividades práticas no processo de formação dos alunos, permitindo uma compreensão mais profunda dos desafios e das inovações na área de nutrição animal”, afirmou Ana Carolina.

A Adimax foi fundada em março de 2002, e tem como missão promover o bem-estar animal por meio da produção de alimentos de alta qualidade para cães e gatos, com uma produção mensal de aproximadamente 4,5 toneladas de ração.