Maratona

Estudantes do IFTM Campus Uberaba participam da VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio da Universidade Federal de Uberlândia

O objetivo central da maratona foi proporcionar aos estudantes das escolas e da UFU um momento de troca de saberes, para que aprendam um pouco mais sobre a Matemática
Publicado em 06/09/2024 13:09 Atualizado em 06/09/2024 21:48
Fotografia colorida de três estudantes resolvendo prova de matemática
Crédito: Andrezza Pamplona

No último dia 03 de setembro, estudantes do IFTM Campus Uberaba dos cursos técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente e Química tiveram a oportunidade de participar da VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento reuniu escolas públicas e privadas da região, proporcionando um ambiente de competição entre equipes, com o objetivo de incentivar o estudo da matemática.

O objetivo da participação foi proporcionar aos alunos uma experiência que vai além da sala de aula, colocando-os em contato com uma nova realidade, onde a competitividade e o trabalho em equipe se destacam. A expectativa era que os estudantes enfrentassem desafios de maneira construtiva, aprendendo a lidar com o nervosismo e a superação de dificuldades.

A professora responsável pela organização da viagem e acompanhamento dos alunos foi Andrezza Kellen Alves Pamplona, que destacou o entusiasmo dos estudantes e a importância de eventos como esse para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes. Entre os alunos envolvidos, estavam turmas terceiro do ano dos cursos técnicos em Agropecuária e Química e do 2º ano em Meio Ambiente.

A participação dos alunos foi motivada tanto pelo interesse em testar suas habilidades matemáticas quanto pela oportunidade de vivenciar um ambiente acadêmico fora do cotidiano da sala de aula. A professora Andrezza conta que o desejo de competir partiu dos próprios alunos: “A primeira equipe me procurou dizendo que queriam muito participar da competição e perguntaram se eu podia levá-los. A segunda equipe foi composta a partir da divulgação do evento aos alunos que se classificaram para a segunda fase da Olímpiada Brasileira de Matemática (OBMEP)".

Apesar de o resultado final das equipes do IFTM ainda não ter sido divulgado, o evento já deixou uma marca significativa nos estudantes. A aluna Evellyn Rafaela Martins dos Santos, do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente, compartilhou suas impressões:

“A maratona de matemática foi uma experiência única de emoções e desafios. Essa competição inspira as pessoas a gostarem de matemática, quebrando aquele preconceito de que a matéria é ruim. Além disso, foi ótimo conhecer um campus diferente e uma realidade fora do que estamos acostumados”.

A estudante Lorraine Ayala de Brito Ramiro, também do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente, destacou os momentos de aprendizado e diversão que a maratona proporcionou: “Participar da Maratona de Matemática foi incrível. Apesar da ansiedade, eu e minhas parceiras de grupo conseguimos completar as três fases, o que tornou o ambiente mais amigável. Embora não tenhamos passado para a fase final, essa experiência nos preparou para futuras competições. Agradeço à professora Andrezza por nos acompanhar durante todo o evento e estou confiante de que no próximo ano estaremos ainda mais preparadas”.

Além da experiência competitiva, os alunos tiveram momentos de integração e aprendizado, transformando a maratona em uma oportunidade de crescimento acadêmico e pessoal.