Equipe de robótica do IFTM Campus Paracatu fica em primeiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Com o resultado, IFTM participará da fase nacional da OBR no Rio Grande do Sul
Publicado em 18/09/2019 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:13
Equipes do projeto de robótica do IFTM – Campus Paracatu
Crédito:

Aconteceu em Divinópolis / Minas Gerais, no dia 14 de setembro de 2019, a fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, modalidade prática. Depois de anos de dedicação, desenvolvimento, aprendizados, excelentes resultados e conquistas, o projeto de robótica do IFTM – Campus Paracatu chega à maturidade.

O Campus Paracatu foi para a etapa estadual com três equipes. E as três foram premiadas. A equipe FAHRENHEIT, composta pelos alunos Laura Medeiros de Oliveira, Pedro Vítor Alves da Silva e Webert William dos Santos Mota, do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio (Turma TEI3 - Ampère), conquistou 630 pontos, ganhando a medalha de ouro da etapa estadual. Com esse excelente resultado, a equipe se classificou para a Etapa Nacional da OBR a ser realizada entre os dias 22 e 26 de outubro de 2019, na cidade de Rio Grande no Rio Grande do Sul. Além do ouro com a equipe Fahrenheit, a equipe PHOENIX (André, Ana Júlia e Graciele) ganhou o prêmio “Robustez” e a equipe J.A.R.V.I.S. (Arthur, Beatriz, Luiz Gustavo e Maria Clara) recebeu o prêmio “Dedicação”, sendo todos alunos do Curso Técnico em Eletrônica. O projeto de robótica é coordenado, no campus, pelo Professor Gustavo Neves.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. A Modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR e são gratuitos e abertos ao público.

Parabéns para todos os alunos e professores envolvidos.