Aluna do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico conquista terceiro lugar em concurso de contos

Concurso foi realizado pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro em parceria com a Secretaria de Educação de Uberaba
Publicado em 05/11/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Rebeca Nobre Torres Macena
Crédito: Rebeca Nobre Torres Macena

A aluna Rebeca Nobre Torres Macena, do 3º ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, conquistou a terceira colocação no “V Concurso de Contos Meu livro, Minha Arte”, promovido pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro em parceria com a Secretaria de Educação de Uberaba.

A professora de Língua Portuguesa, Márcia Moreira Custódio, conta que quando o concurso foi divulgado – antes da pandemia - estava trabalhando o Gênero Conto com os alunos dos terceiros anos: “Aproveitei que eles teriam que produzir um conto avaliativo e incentivei a submissão dos trabalhos produzidos no concurso. E muitos estudantes se interessaram. ”

O concurso, que era destinado a jovens escritores do 8ª ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, matriculados nas escolas públicas ou privadas da cidade de Uberaba, aceitava apenas obras inéditas e originais que não tivessem sido divulgadas, em sua totalidade ou em parte, por qualquer meio. Além disso, o autor da obra não poderia ser identificado, entregando seu conto assinado com um pseudônimo.

Rebeca, que concorreu com outros 167 contos que foram inscritos no concurso, disse que gostou bastante da experiência: “Foi a primeira vez que participei de um concurso de contos. Quando fui escrever o meu texto, usei como inspiração algumas histórias que minha mãe me conta e adaptei colocando alguns traços meus. Eu amo ler e escrever, é algo que desperta vários sentimentos bons e é um hábito que sempre tive e quero levar para sempre. ”

Como o cronograma do certame sofreu alterações em face da pandemia do coronavírus, o resultado do concurso se tornou uma surpresa ainda maior devido ao tempo que se passou desde que Rebeca se inscreveu. “Eu fiquei surpresa quando soube do resultado, quem me informou foi um jornalista do MGTV, mas estou muito feliz e só tenho a agradecer à professora Márcia por ter me incentivado”, finaliza Rebeca.

Os três primeiros colocados receberão uma premiação em dinheiro e outros cinco contos receberão um certificado de menção honrosa. Além disso, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro irá publicar coletânea dos contos classificados, além de apoiar os novos escritores a ingressarem no mundo da literatura. As premiações serão entregues na sede da Academia em data a ser definida e onde serão obedecidas todas as regras de distanciamentos e prevenção contra a Covid-19.