Projeto de áudio crônicas é desenvolvido no IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

As atividades iniciaram em setembro e seguem até dezembro
Publicado em 23/11/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
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Cronicamente Falando
Cronicamente Falando
Crédito: Cronicamente Falando

O projeto “Cronicamente Falando” surgiu a partir do estudo do gênero crônica em sala de aula. Durante a parte prática das aulas, quando os alunos começaram as escrever seus textos, um deles gravou sua crônica e mostrou ao professor de Língua Portuguesa, Henrique de Oliveira Moreira. Naquele momento, surgia a ideia de montar um grupo para desenvolver uma atividade de extensão que incentivasse a produção de crônicas escritas e, posteriormente, sua adaptação para o meio fonético.

“No começo do ano letivo, o professor Henrique passou uma crônica em áudio com a história do Gato Preto e gostei bastante. Quando começamos a estudar crônica, já durante a pandemia, tivemos que praticar. No momento que escrevi o texto, senti que se alguém ouvisse a minha crônica perceberia mais o humor e a crítica do que se somente lesse o texto. Então perguntei ao professor se eu podia ler para ele com a entonação que eu imaginei no momento em que escrevia. Recebi sua permissão e enviei o áudio. O Henrique gostou muito e perguntou se eu tinha interesse em participar de um projeto de áudio crônicas”, nos conta Augusto Castejon Santana, do segundo ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Além do professor Henrique e do discente Augusto, participam da atividade a professora da Rede Estadual de Ensino, Karla Janaína Barcelos e os alunos Alexandre Oliveira Souza, Diogo Antunes Rocha Ribeiro, Juliana Gabriele Gomes Oliveira, Letícia Magalhães de Sousa e Patrick Machado Cardoso, ambosdo Ensino Médio do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

Para Alexandre, aluno do segundo ano do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, participar do projeto tem sido uma das melhores experiências desde o início da quarentena. “É um momento que podemos ser livres para expressar nossa opinião e nossa percepção crítica de assuntos prosaicos, que é a fundamentação do gênero crônica. E poder compartilhar esse ponto de vista de uma forma lúdica e descontraída, sem aquela tensão que sempre temos ao falar de um assunto delicado, é simplesmente incrível! Sinto que cada vez que escrevo uma crônica posso promover algum tipo de reflexão às pessoas acerca de assuntos que muitos têm medo de falar publicamente. ”

O projeto se desenvolve através de reuniões virtuais semanais, via Google Meet, onde é escolhido o tema a ser trabalhado. Durante a semana, os membros do grupo produzem suas crônicas em casa e, na semana seguinte, os textos produzidos são analisados e avaliados por todos. Após a aprovação da crônica, ocorre a gravação dos áudios para publicação nas redes sociais do projeto. “Todos os membros atuam ativamente na construção de cada etapa do projeto. Na criação, análise, avaliação, gravação e divulgação das crônicas”, ressalta o professor Henrique.

Além de desenvolver uma oficina literária para alunos do Ensino Médio do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, o projeto também consiste em pesquisar sobre o gênero textual crônica e desenvolver, especificamente, textos relacionados aos temas do cotidiano, de tal forma que as produções sejam consolidadas em acontecimentos prosaicos e atuais que cercam o contexto brasileiro e incentive críticas e reflexões da atualidade.

“Quando nos foi passada essa proposta de projeto de extensão, após o fim de uma aula remota de Língua Portuguesa, fiquei muito curioso, mas com um pouco de receio de participar, pois percebi que somente os alunos que já são bons escritores ficaram e eu não me considero um deles. Mas logo fui atrás de um colega, o Diogo, e falei para ele voltar à chamada de vídeo, para que participássemos juntos, um apoiando o outro. De início ele também ficou com um pouco de receio, mas eu disse a ele que não custaria nada e que experiência nunca é demais. Agora nós dois fazemos parte desse trabalho incrível que está sendo desenvolvido“ conta Patrick, também do segundo ano do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio.

“Cronicamente Falando” já acumula três vídeos com oito áudios crônicas em seu canal no YouTube. “Até o final do projeto, esperávamos que fossem elaboradas, pelo menos, 10 crônicas relevantes para serem gravadas em áudio e postadas no canal, mas já estamos ampliando esse número”, destaca Henrique.

Para Juliana, aluna do segundo ano do Curso Técnico em Computação Gráfica Integrado ao Ensino Médio, a experiência em participar do projeto “Cronicamente Falando” está sendo muito gratificante, pois a partir dele ela se sentiu mais à vontade para refletir e expressar o que pensa sobre variados assuntos, além de ter a oportunidade de incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. “No começo, quando o projeto ainda estava sendo introduzido, eu já senti que ele seria uma ótima oportunidade para eu conseguir aprimorar a minha habilidade de escrita e trabalhar mais o meu senso crítico perante alguns temas recorrentes em nosso cotidiano. ”

Ela também ressalta a experiência de participar de uma atividade de extensão com alunos de cursos diferentes: “nesse sentido, o projeto também acabou incentivando bastante o processo de transmissão de conhecimento entre nós alunos, pois as reuniões que fazemos semanalmente dão espaço para maiores discussões sobre gramática, estrutura textual, e outras questões envoltas à língua portuguesa como um todo. ”

“Muitas vezes eu duvidei da minha própria capacidade, não crendo que eu conseguiria desenvolver uma crônica de minha autoria que fosse interessante e bem escrita o suficiente para conseguir entreter e proporcionar uma reflexão em alguém, mas sinto que no decorrer do projeto pude aprender bastante sobre o gênero crônica, de modo a me sentir mais confiante para começar a escrever os meus próprios textos” finaliza Juliana.

Acompanhe o canal do “Cronicamente Falando” no YouTube e assista às crônicas que já estão disponíveis. Acompanhe também as mídias sociais do campus para ficar por dentro das novidades deste e de outros projetos desenvolvidos aqui.

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