SNCT 2023

MENINAS NA CIÊNCIA - Projeto ligado ao NEDSEG do Campus Uberaba é apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

No Campus Uberaba, a Semana de Ciência e Tecnologia está acontecendo entre os dias 4 e 6 de outubro e, uma das atividades de destaque é a exposição Meninas na Ciência, organizada pelas professoras Adriana Nogueira Alves e Raíssa Maria Mattos Gonçalves e promovida pelo Núcleo de Estudos de Diversidade e Gênero (NEDSEG) do Campus.
Publicado em 05/10/2023 15:25 Atualizado em 05/10/2023 15:42
Equipe do Projeto Meninas na Ciência
Crédito:

No dia 16 de outubro é celebrado no Brasil o Dia da Ciência e Tecnologia. Entretanto, as comemorações e atividades que celebram a data não se restringem apenas ao dia 16, mas se estendem durante todo o mês de outubro com a organização de inúmeros eventos em diversas instituições de ensino e pesquisa em todo o País.

No IFTM, os campi organizam as suas Semanas de Ciência e Tecnologia com vários minicursos, oficinas, exposições e outras atividades e dinâmicas que fomentam os estudantes e se aproximarem ainda mais da pesquisa e da inovação nas áreas científicas e tecnológicas.

A exposição conta com apresentações dos estudantes sobre cientistas e pesquisadoras mulheres que tiveram sucesso nas suas respectivas áreas e que tiveram ou não o devido reconhecimento pelo seu trabalho e contribuição com a ciência e a tecnologia.

A polonesa Marie Curie, ganhadora de dois prêmios Nobel em áreas distintas (Física e Química) é um nome amplamente conhecido por ter tido, ainda em seu tempo de vida, o reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação à Ciência. Entretanto, esse reconhecimento é uma exceção na maioria das vezes. Muitas mulheres cientistas e que desenvolveram e desenvolvem trabalhos importantes são invisibilizadas e, quando reconhecidas, não ultrapassam os limites do meio acadêmico, permanecendo desconhecidas pela grande população.

A exposição Meninas na Ciência é uma forma de tentar apresentar, ao menos para os visitantes da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Uberaba, nomes de mulheres que fizeram a diferença nas suas áreas de pesquisa e incentivar especialmente as meninas a ingressarem em carreiras de pesquisa em áreas de ciência e tecnologia que, tradicionalmente, são dominadas por homens.

A ideia da atividade foi da professora Adriana Alves, graduada em Química e em Física, que diz sempre ter sentido um distanciamento e até certo preconceito de professores e colegas de classe e profissão por ser uma mulher em ambientes predominantemente dominados por homens. Então, a ideia é incentivar que as estudantes sigam carreiras pelas quais se interessam mesmo que ainda sejam espaços em que sejam minoria e, ainda que aos poucos, conquistem e se apropriem desses espaços que também devem ser das mulheres.

Segundo a professora Adriana, que é membro do NEDSEG do Campus Uberaba, o projeto conta com 4 monitoras do Curso Superior em Tecnologia de Alimentos e mais de 60 estudantes meninas dos cursos Técnicos em Química, Agropecuária, Meio Ambiente e Alimentos integrados ao Ensino Médio.

Incialmente, a ideia era envolver apenas as estudantes nas pesquisas sobre as mulheres cientistas, mas o projeto atraiu também vários meninos que se demonstraram conscientes das disparidades entre homens e mulheres nos campos científicos e tecnológicos e se interessaram em participar do projeto, pesquisando e divulgando as cientistas.

A exposição Meninas na Ciência fica acessível aos visitantes da Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Uberaba nos dias 5 e 6 de outubro. São apresentados à sociedade, em forma de pôsteres, 60 mulheres que de alguma forma contribuíram com o avanço científico e tecnológico no Brasil e no mundo.

Texto: Eduardo Pacheco