Eventos

IFTM Campus Patos de Minas sedia a sétima edição do Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica (7º ConPITec) e a primeira edição do Congresso de Extensão do IFTM (Conext)

Nos dias 22 e 23 de novembro deste ano de 2023, o campus Patos de Minas sediou a sétima edição do Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica (7º ConPITec) e a primeira edição do Congresso de Extensão do IFTM (Conext).
Publicado em 19/12/2023 00:00 Atualizado em 21/12/2023 08:11
Servidores do IFTM no segundo dia de evento do 7º ConPITec e Conext
Crédito: Munís Pedro Alves

O evento foi realizado no Sest Senat de Patos de Minas e contou com a participação de estudantes e de servidores de todos os campi do IFTM e de várias instituições parceiras: Sest Senat, UFU, Sebrae, Sicoob Credicopa, Unipam, Volts, Grupo Côrte Real, Coopatos.

O Conpitec é realizado anualmente pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas e de produtos técnico e tecnológicos realizados por docentes e discentes do IFTM e de outras Instituições de Ensino Superior de forma a estimular a troca de experiências.

O Conext, inciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFTM, também tem como objetivo se tornar um evento anual de forma a divulgar, socializar e estimular o intercâmbio de experiências entre os participantes dos resultados de projetos, atividades, ações e programas de extensão desenvolvidos em toda a instituição.

Com dois dias de intensa programação, aproximadamente 1000 estudantes dos campi do IFTM, além de servidores, convidados da comunidade externa (avaliadores e palestrantes) e instituições parceiras participaram das atividades do evento.

O professor Luís Fernando Tosta Barbato, coordenador de Pesquisa do IFTM Campus Patos de Minas, destaca a qualidade dos trabalhos apresentados e a importância do evento, uma vez que desperta na juventude o interesse pela pesquisa desde o ensino médio, que é a base para a formação de novos pesquisadores, um dos elementos da base econômica e social do país.

Dentro da programação do Conpitec foram apresentados trabalhos do XIII Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM (XII SIN) e do Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SePIT). Na programação do Conext, houve apresentações de trabalhos de extensão nas sessões de Cultura, Esporte e Lazer; Educação, Saúde, Tecnologia e Produção.

Trinta e quatro oficinas, com temáticas variadas, foram ofertadas, além de workshop EMBRAPII - IFTM de inovação com os representantes de empresas e de ICTs da cidade e da região de Patos de Minas.

Compuseram a mesa de abertura do evento, a Reitora do IFTM, a professora Déborah Santesso Bonnas; o professor Belchior Antônio da Silva, representando a Direção Geral do campus de Patos de Minas; o Pró-reitor de Pesquisa, professor Ernani Viriato de Melo; representando a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, o professor Flávio Caldeira da Silva; o  assessor do Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Matheus de Souza Gomes; o  coordenador de promoção social do Sest/Senat,  Emmanuel Caetano Martins e, ainda, representando a Câmara de Vereadores de Patos de Minas, o vereador Ezequiel Macedo Galvão.

Cada um dos integrantes da mesa explicitaram a importância do evento não só para o IFTM, mas também para a cidade de Patos de Minas. Enfatizaram como a ciência está a favor das competências do futuro e como as empresas e as escolas precisam valorizar a pesquisa em prol do desenvolvimento humano, crítico e social.

Durante a cerimônia de abertura, houve lançamento do Portal Integra (integra.iftm.edu.br); entrega de medalhas aos estudantes do Campus Patos de Minas que participaram da edição de 2023 dos jogos dos Institutos Federais (JIF), da Olimpíada Estudantil Patense e da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Também houve apresentações culturais preparadas por alunos do campus: dança criativa ao som de violino e também uma peça breve, mas bastante reflexiva, pautada na estética do teatro do absurdo.

No segundo dia de evento, ocorreram apresentações de dança com o “Grupo Metamorfose” e o lançamento do livro “Diário de Chico Bala: etnografias de uma história de vida", de autoria de Francisco Buiatte. O livro é um acoplado de histórias de superação e de vivências do autor, que é egresso do campus Uberlândia Centro. Nele, Francisco narra as alegrias e também as dificuldades vivenciadas por ele em decorrência da sua condição de cadeirante.

Ainda na parte cultural, duas exposições foram montadas: “Chico Bala no Mundo das Artes Plásticas", também de autoria de Francisco Buiatte, e coordenada pelo  professor Marcio Bonesso, IFTM Campus Uberlândia Centro, e a exposição "Quilombo Itinerante", idealizada e organizada pela professora Márcia Xavier e por Teófilo Arvelos, egresso do IFTM Campus Patos de Minas.

Essa foi a quarta montagem da exposição “Quilombo Itinerante” e teve um significado muito importante, pois o evento ocorreu em meio à semana da Consciência Negra, dialogando com a temática da exposição.

O IFTM Campus Patos de Minas agradece a todos os servidores, estudantes, parceiros que trabalharam para que o evento pudesse ocorrer e também os meios de comunicação da cidade que fizeram a cobertura do evento.

Tags: EVENTO