Maratona de Inovação

Jovens de Ituiutaba/MG recebem projeto que une arte, inovação e sustentabilidade

A iniciativa “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”, patrocinada pela BP Bunge Bioenergia e desenvolvida pela Loa Produções Culturais com o Ministério da Cultura, realiza programação com estudantes do IFTM Campus Ituiutaba
Publicado em 30/07/2024 11:25 Atualizado em 01/08/2024 18:16
Compartilhe:
Compartilhe:
Logomarca em fundo colorido. Há uma aparência de fumaça rosa e nuvens azul e verde. No canto direito, há um foguete verde e azul com ponta rosa. Na nuvem azul está escrito
Logomarca em fundo colorido. Há uma aparência de fumaça rosa e nuvens azul e verde. No canto direito, há um foguete verde e azul com ponta rosa. Na nuvem azul está escrito "Arte de Inovar", na nuvem verde está escrito "Edição Sustentabilidade", e na nuvem rosa está escrito "Maratona de Inovação".
Crédito: imprensa@loaproducoes.com.br | www.loaproducoes.com.br | @loaproducoesculturais | @maratonainovacao

O projeto “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade” chega a Ituiutaba (MG) nos dias 12 e 13 de agosto, com uma programação voltada aos alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba. O projeto, que visa fomentar o pensamento criativo, inovador, além de estimular a conscientização ambiental junto ao público jovem, é um patrocínio da BP Bunge Bioenergia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Loa Produções Culturais e o Ministério da Cultura.

"A BP Bunge Bioenergia apoia diversos projetos de educação, esporte e cultura que geram impacto social positivo nas comunidades em que atuamos, como é o caso de Ituiutaba. Com este projeto, estamos colaborando com o estímulo à criatividade, à inovação e com o crescimento da conscientização ambiental, questões que consideramos de extrema importância para a formação da juventude", comenta Mara Pinheiro, diretora de comunicação, relações institucionais e ESG da companhia. Por meio das leis de incentivos, a companhia já investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 8 milhões que já impactaram mais de 24 mil pessoas.

A iniciativa, que tem foco em criar uma sinergia entre os conceitos de arte e inovação para trazer reflexões sobre os desafios relacionados à sustentabilidade, apresenta na primeira parte do evento o espetáculo teatral Água à Vista, cujo roteiro aborda questões relacionadas à escassez de água. Na sequência, os espectadores são convidados a participar de uma competição de ideias (o chamado hackathon), durante a qual têm a oportunidade de se colocarem como protagonistas no desenvolvimento de soluções voltadas à preservação do planeta, e ainda são estimulados a pensar em ações efetivas para questões reais enfrentadas na sociedade.

O coordenador de Inovação, Wellington Sacheti descreve a dinâmica do evento, que se divide em três fases: “Arte”, “Criatividade” e “Inovação”. “Os participantes, chamados de ‘tripulantes’, serão provocados a fazer reflexões depois de assistir a apresentação do espetáculo teatral Água à Vista, que aborda questões sociais importantes como o desafio de se viver em um planeta com escassez de recursos hidricos”, explica o facilitador.

As ideias sugeridas pelos estudantes serão apresentadas a um grupo de jurados e às três de maior destaque serão concedidos um certificado de reconhecimento. Além disso, todos os participantes receberão certificado de participação, além de um kit contendo uma revista educativa com informações sobre inovação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e Habilidades do Futuro delineadas pelo Fórum Econômico Mundial.

Vale pontuar ainda que o projeto movimenta diversas entidades locais ao convidar parceiros regionais, como empresas, organizações e instituições para se unirem à ação por meio da oferta de mentorias, por exemplo.

A coordenadora geral da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes, destaca a singularidade do evento, que une arte, cultura e inovação em um projeto pioneiro no Brasil. “É um evento de grande impacto e que movimenta o ecossistema de inovação, tecnologia e negócios”, destaca.

A perspectiva é que a iniciativa chegue, em 2024, a cinco estados brasileiros, impactando cerca de 3.500 pessoas.

 

SERVIÇO - O evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação - Edição Sustentabilidade acontece no dia 12 de agosto, às 10h e às 13h30, com a apresentação do espetáculo teatral Água à Vista. E, no dia 13, às 09h e às 13h30, serão realizadas as dinâmicas e oficinas no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba que fica na Rua Belarmino Vilela Junqueira, bairro Novo Tempo II, em Ituiutaba (MG). O espetáculo teatral Água à Vista é aberto ao público. As inscrições para as oficinas são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas por e-mail através de projetos@loaproducoes.com.br. Universidades, escolas públicas e privadas e instituições educacionais interessadas em se tornar anfitrião do evento podem entrar em contato via e-mail pelo projetos@loaproducoes.com.br.

Compartilhe:

Notícias relacionadas