IFTM Campus Ituiutaba realiza atividades do projeto de ensino Comunicação Não Violenta: "Autoconhecimento e Respeito Mútuo" e "Conscientização sobre o Patrimônio Escolar"
O IFTM Campus Ituiutaba realizou, nos dias 29 de agosto e 4 de setembro de 2024, atividades como parte do Projeto de Ensino: Comunicação não violenta e círculos de construção de paz: compartilhando vivências em círculos dialógicos. Essas ações envolveram estudantes dos cursos técnicos integrados e tiveram como foco o autoconhecimento, a empatia e a conscientização sobre a preservação do patrimônio público escolar.
Vivências em Círculos de Diálogo – Autoconhecimento e Reconhecimento Interpessoal (29/08)
No dia 29 de agosto de 2024, os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Agroindústria participaram de uma atividade focada no autoconhecimento e no reconhecimento interpessoal, como parte de um projeto de ensino. O objetivo foi permitir que os estudantes identificassem suas características pessoais, compreendessem seus traços de personalidade e comportamento, e refletissem sobre como melhorar aspectos negativos, além de potencializar sentimentos positivos e boas práticas.
A atividade, fundamentada nos princípios da comunicação não violenta e realizada por meio de círculos de diálogo, proporcionou um ambiente de troca de sentimentos e experiências. Essa vivência fortaleceu o respeito e a empatia entre os alunos, criando um espaço seguro e acolhedor para que pudessem refletir e se conectar uns com os outros de maneira mais profunda.
Conscientização sobre a Preservação do Patrimônio Público Escolar (04/09)
No dia 4 de setembro de 2024, todos os estudantes dos 1ºs anos dos cursos Técnicos Integrados participaram de uma atividade no auditório do IFTM, focada na preservação do patrimônio público escolar. A ação foi mediada por Anivaldo Franco de Paula, Coordenador Geral de Administração e Planejamento do Campus, e teve como objetivo principal conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar e preservar os bens públicos da instituição.
A atividade abordou temas como a valorização e conservação do patrimônio escolar, destacando o papel de cada aluno como responsável pela preservação do ambiente em que estuda. Além disso, foi discutida a importância de estimular o respeito pelo meio ambiente e pelos espaços comuns, promovendo um senso de responsabilidade coletiva.
Entre os principais pontos trabalhados na ação, destacaram-se:
- Promover a conscientização quanto a valorização, conservação e preservação do Patrimônio Público Escolar.
- Estimular o respeito e zelo pelo meio ambiente e a natureza como um todo dentro do campus.
- Trabalhar a concepção de que a conservação do Patrimônio Público Escolar é um dever de todos e todas.
- Incentivar a conservação de todos os bens da instituição.
- Propor momentos de reflexão sobre a importância do estudante como agente mediador de proteção e cuidado com o Patrimônio Públio Escolar.
- Identificar ações efetivas de combate à degradação para a preservação do patrimônio escolar.
Essa atividade reforçou a ideia de que a preservação do patrimônio público é uma responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar, e que a conservação dos bens da instituição é essencial para um ambiente saudável e duradouro.
Sobre o Projeto de Ensino: Comunicação Não Violenta e Círculos de Construção de Paz
O Projeto de Ensino: Comunicação não violenta e círculos de construção de paz: compartilhando vivências em círculos dialógicos é coordenado pelos servidores e servidoras: Edneia Rissa, Ilma Aparecida, Inaê Soares, Luciney Florentina e Nélio Sartini.
As ações do projeto são voltadas tanto ao desenvolvimento pessoal dos estudantes quanto à criação de um ambiente escolar mais inclusivo, seguro e acolhedor, onde todos possam se expressar de forma livre e respeitosa. Além disso, a conscientização sobre a preservação do patrimônio público reforça o compromisso da comunidade escolar com a sustentabilidade e o zelo pelos espaços compartilhados.
Notícias relacionadas
- Vem aí o “Universo IFTM”, uma união dos eventos de ensino, pesquisa, inovação e extensão
- IFTM Campus Uberaba oferta 128 vagas para os cursos de graduação com ingresso no primeiro semestre de 2025
- IFTM Campus Uberaba abre 420 vagas para cursos técnicos com ingresso para o 1º semestre de 2025
- Estudantes do IFTM Campus Uberaba participam da VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio da Universidade Federal de Uberlândia
- Projeto Comunica-Ação Ambiental realiza etapa de sensibilização no IFTM Campus Uberaba
- Projeto de ensino incentiva estudantes do IFTM Campus Uberaba a praticarem exercícios físicos