Projeto de Ensino

IFTM Campus Ituiutaba realiza atividades do projeto de ensino Comunicação Não Violenta: "Autoconhecimento e Respeito Mútuo" e "Conscientização sobre o Patrimônio Escolar"

Ações envolveram estudantes dos cursos técnicos integrados e tiveram como foco o autoconhecimento, a empatia e a conscientização sobre a preservação do patrimônio público escolar.
Publicado em 25/09/2024 11:22 Atualizado em 26/09/2024 16:54
Quatro fotos são apresentadas: as duas do lado esquerdo mostram estudantes sentados em cadeiras azuis, organizados de forma a formar um círculo. As duas fotos do lado direito mostram o auditório visto do fundo; na foto de cima, Anivaldo está falando ao microfone na frente, enquanto os estudantes estão sentados. Na foto de baixo, Ilma também aparece falando ao microfone, com os alunos sentados à sua frente.
Crédito: Coordenadora do Projeto de Ensino

O IFTM Campus Ituiutaba realizou, nos dias 29 de agosto e 4 de setembro de 2024, atividades como parte do Projeto de Ensino: Comunicação não violenta e círculos de construção de paz: compartilhando vivências em círculos dialógicos. Essas ações envolveram estudantes dos cursos técnicos integrados e tiveram como foco o autoconhecimento, a empatia e a conscientização sobre a preservação do patrimônio público escolar.

Vivências em Círculos de Diálogo – Autoconhecimento e Reconhecimento Interpessoal (29/08)

No dia 29 de agosto de 2024, os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Agroindústria participaram de uma atividade focada no autoconhecimento e no reconhecimento interpessoal, como parte de um projeto de ensino. O objetivo foi permitir que os estudantes identificassem suas características pessoais, compreendessem seus traços de personalidade e comportamento, e refletissem sobre como melhorar aspectos negativos, além de potencializar sentimentos positivos e boas práticas.

A atividade, fundamentada nos princípios da comunicação não violenta e realizada por meio de círculos de diálogo, proporcionou um ambiente de troca de sentimentos e experiências. Essa vivência fortaleceu o respeito e a empatia entre os alunos, criando um espaço seguro e acolhedor para que pudessem refletir e se conectar uns com os outros de maneira mais profunda.

Conscientização sobre a Preservação do Patrimônio Público Escolar (04/09)

No dia 4 de setembro de 2024, todos os estudantes dos 1ºs anos dos cursos Técnicos Integrados participaram de uma atividade no auditório do IFTM, focada na preservação do patrimônio público escolar. A ação foi mediada por Anivaldo Franco de Paula, Coordenador Geral de Administração e Planejamento do Campus, e teve como objetivo principal conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar e preservar os bens públicos da instituição.

A atividade abordou temas como a valorização e conservação do patrimônio escolar, destacando o papel de cada aluno como responsável pela preservação do ambiente em que estuda. Além disso, foi discutida a importância de estimular o respeito pelo meio ambiente e pelos espaços comuns, promovendo um senso de responsabilidade coletiva.

Entre os principais pontos trabalhados na ação, destacaram-se:

• Promover a conscientização quanto a valorização, conservação e preservação do Patrimônio Público Escolar.
  • Estimular o respeito e zelo pelo meio ambiente e a natureza como um todo dentro do campus.
  • Trabalhar a concepção de que a conservação do Patrimônio Público Escolar é um dever de todos e todas.
  • Incentivar a conservação de todos os bens da instituição.
  • Propor momentos de reflexão sobre a importância do estudante como agente mediador de proteção e cuidado com o Patrimônio Públio Escolar.
  • Identificar ações efetivas de combate à degradação para a preservação do patrimônio escolar.

Essa atividade reforçou a ideia de que a preservação do patrimônio público é uma responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar, e que a conservação dos bens da instituição é essencial para um ambiente saudável e duradouro.

Sobre o Projeto de Ensino: Comunicação Não Violenta e Círculos de Construção de Paz

O Projeto de Ensino: Comunicação não violenta e círculos de construção de paz: compartilhando vivências em círculos dialógicos é coordenado pelos servidores e servidoras: Edneia Rissa, Ilma Aparecida, Inaê Soares, Luciney Florentina e Nélio Sartini.

As ações do projeto são voltadas tanto ao desenvolvimento pessoal dos estudantes quanto à criação de um ambiente escolar mais inclusivo, seguro e acolhedor, onde todos possam se expressar de forma livre e respeitosa. Além disso, a conscientização sobre a preservação do patrimônio público reforça o compromisso da comunidade escolar com a sustentabilidade e o zelo pelos espaços compartilhados.

Tags: ENSINO