IFTM lança programação 2025 do “Editora Capacita” para ciclo de formações em produção e publicação científica
Crédito: Danilo Almeida - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM
O projeto Editora Capacita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) inicia sua programação para 2025, dando continuidade ao seu compromisso de aprimorar a produção e publicação científicas dentro e fora da instituição. A primeira atividade do ano, Entendendo o Qualis Livros: critérios, avaliação e estratégias para publicação, ministrada por Alexandre Delfino, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), está marcada para quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e é aberta a servidores, estudantes e à comunidade externa interessada.
Promover o conhecimento científico e seu compartilhamento é uma das funções fundamentais das instituições de ensino. O universo da produção e publicação acadêmica é dinâmico e repleto de especificidades e normas que exigem constante estudo e atualização. É com esse cenário em mente que o IFTM, por meio da sua Editora, oferece o projeto Editora Capacita, proporcionando ações formativas permanentes que visam elevar a qualidade dos serviços e das publicações de sua comunidade acadêmica.
A Diretora de Comunicação IFTM, Ana Clara Costa, ressalta que essas iniciativas estão em sintonia com os objetivos estratégicos institucionais estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Isso inclui o aprimoramento da qualidade do ensino, o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão, aprimorar a capacidade de redação de relatórios e resumos para eventos institucionais e a criação de condições para a qualificação e capacitação de toda a comunidade envolvida nessas ações.
Mariângela Castejon, coordenadora da Editora IFTM, destaca que o Editora Capacita busca criar um ambiente de aprendizado contínuo. “Esperamos ampliar o conhecimento sobre produção científica, redação científica, uso de IA e normalização, além de aumentar a submissão de manuscritos tanto em nossos periódicos quanto em obras monográficas. A Editora cresceu muito nos dois últimos anos sob a coordenação da professora Carla Queiroz e esperamos dar continuidade a seu legado”, afirma.
Detalhes da Capacitação
As ações de capacitação, em maioria, acontecerão virtualmente, com duração de 1 a 3 horas cada, e contarão com material didático disponível. Serão ofertadas 60 vagas por módulo, preenchidas por ordem de inscrição na página do Editora Capacita. Cada módulo oferecerá certificação específica.
Dentre os tópicos abordados estarão: A Escrita Científica de alto impacto como ferramenta para formação de Pesquisadores, com o professor Valtencir Zucolotto, da Universidade de São Paulo (USP); Produto Educacional: da ideia à escrita do produto, com a professora Roberta Pereira Matos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Almenara; e Submissão de artigos e livros nas plataformas OJS e OMP, com a professora Carla Regina Queiroz do IFTM. As formações serão transmitidas ao vivo e estarão disponíveis no canal oficial do IFTM no YouTube.
Para ter mais informações, ver a programação completa e fazer sua inscrição, acesse a página do projeto Editora Capacita 2025.
Notícias relacionadas
- IFTM Campus Uberaba: 72 anos de legado educacional reconhecido pela Câmara Municipal
- Fórum de Assistência Estudantil do IFTM fortalece integração e debate aprimoramentos
- Fórum de Estágio do IFTM deu início a atualizações das regulamentações do setor e apresentou melhorias no sistema utilizado
- IFTM realiza 5ª edição da Jornada de Idiomas e Internacionalização (JOI) com foco no diálogo educacional global
- IFTM Campus Uberaba oferece 300 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, com inscrições abertas até amanhã, 22 de abril
- I Workshop do Mestrado Profissional em Produção Vegetal do IFTM Campus Uberaba promove integração e debate sobre saúde mental no ambiente acadêmico