Eventos Institucionais

Conectar para transformar: III SINTAE fortalece vínculos e valoriza servidores do IFTM

Com programação diversa, seminário reforçou a importância dos servidores técnico-administrativos na transformação institucional
Publicado em 29/09/2025 11:30 Atualizado em 29/09/2025 11:45
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida do painel
Fotografia colorida do painel "Trajetórias que o IFTM ajudou a construir" no III SINTAE
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou o III Seminário de Integração dos Servidores Técnico-administrativos (SINTAE), um evento que celebrou a importância e o papel fundamental desses profissionais para o funcionamento e desenvolvimento da instituição e reuniu servidores de todos os campi da instituição. Com o tema “Conectar para Transformar”, o seminário promoveu um ambiente rico em troca de experiências, aprendizado e reconhecimento, reforçando o compromisso do IFTM com o bem-estar e a valorização de seus servidores.

A abertura do evento foi marcada por palavras de acolhimento e gratidão. José Ricardo Manzan, diretor-geral do Campus Uberaba Parque Tecnológico, expressou a alegria em receber os participantes. "É um momento muito especial, desde que o projeto do SINTAE foi apresentado a nós diretores. Foi um projeto que a gente desde o início viu o potencial, a importância", afirmou Manzan, elogiando a organização do evento.

Sany Jaqueline da Rocha Martins, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, destacou o propósito do SINTAE. "É uma alegria muito grande abrir mais essa edição do SINTAE. Esse é um momento muito especial para nós, porque reúne aqueles que fazem o IFTM acontecer todos os dias: nossos servidores técnicos administrativos", disse Sany, enfatizando que o seminário vai além do trabalho, sendo um espaço para trocar experiências, inspirar e aprender, reforçando a fundamentalidade de cada servidor para a instituição. “O SINTAE é sobre integração, mas também é sobre valorização. Esse evento faz parte do projeto institucional de promoção ao bem-estar e qualidade de vida no trabalho”, completou.

O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, reforçou a importância dos servidores técnico-administrativos. “A satisfação de estar aqui, receber os nossos técnicos administrativos em educação, servidores responsáveis por fazer toda a máquina do Instituto Federal do Triângulo Mineiro funcionar”, declarou Ponciano, que também ressaltou o caráter transformador desses profissionais. “Vocês, servidores técnico-administrativos do IFTM, são agentes transformadores de vida. O tema do nosso SINTAE é conectar para transformar, porque vocês são transformadores de vidas dos nossos estudantes”, pontuou o reitor, ao declarar aberto o seminário.

Programação diversificada

A programação contou com palestras, mesas-redondas, fóruns de alinhamento institucional, oficinas, mostra de talentos e relatos de experiências. Os temas abordaram desde inovação no serviço público e diversidade até saúde mental, equilíbrio financeiro, carreira e inclusão. Entre os destaques, estão a palestra “Inovação no serviço público”, com Gustavo Henrique Moraes (INEP);a palestra motivacional “Equipes de valor”, com Anderson Passos, tenente-coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; a mesa-redonda “Além da sobrecarga”, sobre saúde mental e equilíbrio financeiro, com Marco Antônio de Oliveira Caetano e Sofia Teodoro Santos; a palestra "Propósito e diversidade", abordando a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, com a vereadora de Uberaba, Rochelle Gutierrez e palestra show com Dona Biscoitilda, conduzida pelo servidor Elioenai Amuy (UFTM).

“Ideias que transformam”: servidores compartilham soluções criativas

Um dos pontos altos do SINTAE foi o espaço "Ideias que Transformam", dedicado a valorizar o trabalho dos servidores e inspirar a implementação de soluções criativas. Nesse painel, Jane Célia Fernandes de Lima, servidora do Campus Uberaba, e Vinícius Felipe Oliveira, do Campus Patrocínio, apresentaram suas contribuições.

Jane Célia compartilhou sua experiência no desenvolvimento de um curso de capacitação em ETP digital (Estudo Técnico Preliminar). Ela explicou a complexidade e a importância do ETP, um documento fundamental para determinar o que será comprado ou contratado pela instituição. "É nele que a gente justifica a necessidade da contratação, estuda as possíveis soluções, aponta a alternativa mais vantajosa", detalhou Jane, ressaltando a natureza “em branco” do documento, que exige construção do zero e trabalho em equipe.

Vinícius Felipe Oliveira apresentou o documentário “Jovens Jornadas no ensino médio integrado”, fruto de seu Produto Educacional no ProfEPT. Ele narrou o desafio de produzir um documentário sem experiência prévia, destacando seu mergulho no aprendizado de filmagem, entrevistas e edição. “O que eu buscava, é isso que eu falei para vocês. Conectar esse trabalho de pesquisa com a área que eu trabalhava. E também, essa forma de divulgar, de mostrar o que os alunos do Ensino Médio Integrado sentiram em relação à nossa instituição”, explicou Vinícius.

De aluno a servidor: histórias que revelam o poder transformador do IFTM

O último dia do III SINTAE foi marcado por momentos de emoção e reflexão no painel "Trajetórias que o IFTM ajudou a construir". Este espaço, dedicado ao compartilhamento de histórias inspiradoras, reuniu três servidores que são também egressos do IFTM: Igor de Oliveira Melo Borges, do Campus Paracatu, Célia Aparecida Almeida Estevam, da Reitoria, e Iara Martins Rosa, também da Reitoria. Suas narrativas evidenciaram como a instituição foi fundamental para seus desenvolvimentos profissional e pessoal.

Iara Martins Rosa, servidora da Reitoria, compartilhou sua jornada que começou em 2011, como aluna do curso técnico de informática. Entre risos e confissões sobre sua vontade inicial de desistir, Iara creditou a persistência de sua mãe e a base do IFTM por sua trajetória atual.  Após concluir o curso em 2013, Iara prestou concurso em 2014 e foi chamada em 2017 para o Campus Avançado Campina Verde, uma experiência que a fez amadurecer ao morar sozinha. “E toda a base foi IFTM, porque se não fosse o curso eu não estaria aqui hoje”, completando que, como servidora, conseguiu pagar sua faculdade e se formar em Redes de Computadores.

Talento TAE em evidência

A programação contou com dois momentos culturais: os servidores Claudemir Oliveira Souza e Raphael Martins Barcelos , do Campus Uberaba, apresentaram um show musical de voz e violão com um repertório diversificado que agradou o público presente. Também tivemos a apresentação do Coral do Campus Uberaba, formado for estudantes e servidores, sob a regência da professora Marvile Palis Costa Oliveira, que emocionou a todos.

Encerramento: reflexão sobre pessoas e carreiras

O seminário foi encerrado com a palestra “Pessoas e carreiras em foco: onde estamos e para onde vamos”, que reuniu Abeilard Bello Pereira Neto, diretor de Gestão de Pessoas e Carreiras do IFTM, Fábio Eduardo Bechara, coordenador-geral de Carreiras e Valorização de Pessoas, e o servidor e membro da Seção Sindical de Paracatu do SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), Igor Borges.

De forma reflexiva e inspiradora, os palestrantes convidaram os participantes a pensar sobre os caminhos da valorização profissional e do desenvolvimento humano no IFTM.

O III SINTAE se consolida como um espaço de integração, aprendizado e valorização dos servidores técnico-administrativos em educação, reafirmando o compromisso do IFTM com a promoção da qualidade de vida no trabalho, o fortalecimento institucional e a oferta de uma educação pública, gratuita e de excelência.
 

 

 

Tags: EVENTO
Compartilhe:

Notícias relacionadas