Eventos Institucionais

Fórum de Comunicação do IFTM promove debate sobre planejamento estratégico e dá início a revisão da Política de Comunicação institucional

Professora Ana Paula Teixeira, da UFU, ministrou minicurso sobre planejamento estratégico, destacando a importância da comunicação organizacional
Publicado em 14/11/2025 11:45 Atualizado em 14/11/2025 11:55
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida do minicurso “Comunicação Estratégica”, ministrado por Ana Paula Teixeira, professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Fotografia colorida do minicurso “Comunicação Estratégica”, ministrado por Ana Paula Teixeira, professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Crédito: Ana Clara Costa - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou, no último dia 5 de novembro, o II Fórum de Comunicação como parte da programação do evento Universo IFTM 2025. O encontro reuniu servidores e estudantes para debater e traçar os novos caminhos da comunicação institucional, focando na revisão da Política de Comunicação e no Planejamento Estratégico da área.

O Fórum teve como principal objetivo convidar a comunidade a refletir sobre as práticas, desafios e ideias para fortalecer a rede de comunicação e tornar o IFTM “cada vez mais conectado com sua comunidade.”

O IFTM reconhece a comunicação como um pilar essencial para sua missão. Segundo Ana Clara Costa, diretora de Comunicação Social e Eventos do IFTM, o fórum reflete essa visão estratégica.

“A comunicação é uma área estratégica, e o II Fórum de Comunicação foi pensado justamente para promover discussões e capacitar nossas equipes a atuarem de forma alinhada e consciente,” afirma Ana Clara. Ela complementa, destacando a natureza do trabalho realizado: “no IFTM trabalhamos com comunicação pública que vai além da simples divulgação: ela fortalece a relação entre instituições e sociedade, orienta decisões e assegura a transparência das ações.”

Revisão da política de comunicação com a voz discente

A manhã foi dedicada ao Workshop "Revisão da Política de Comunicação do IFTM". A atividade marcou o início formal do processo de atualização do documento, essencial para guiar a atuação da instituição. Participaram servidores da Diretoria de Comunicação Social e Eventos, membros das Comissões de Comunicação Social e Eventos dos campi e dois alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Uberlândia Centro.

Os estudantes tiveram um papel fundamental no debate, colaborando muito durante o workshop sobre a revisão da Política de Comunicação, trazendo aos servidores a visão dos discentes sobre a comunicação do IFTM, suas preferências pelos canais de comunicação e a linguagem utilizada. “A presença dos estudantes no fórum foi importante, pois ampliou nosso olhar, mostrando novas perspectivas e reforçando pontos que ainda precisamos aprimorar,” explica a diretora.

Para o publicitário e coordenador de Comunicação do IFTM, Danilo Almeida, a atualização desse documento é vital: “todas as pessoas da comunidade estão envolvidas nos processos de comunicação, como produtores e consumidores de conteúdo, ao mesmo tempo e em suas diversas formas. Por isso, faz-se necessária uma Política de Comunicação sólida e atualizada, amplamente conhecida, que estabeleça padrões e aponte os melhores caminhos a seguir para que os objetivos da instituição sejam alcançados e sua missão se materialize.” Ele concluiu que o documento garante o direito à informação e o acesso aos serviços públicos.

Minicurso foca em planejamento estratégico

A parte da tarde contou com o minicurso “Planejamento Estratégico na Comunicação”, ministrado por Ana Paula Teixeira, professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tutora do PET/MEC Educomunicação – Conexão de Saberes. A professora, com vasta experiência em Gestão e Comunicação, provocou os participantes a distinguirem “Plano de Comunicação Estratégica” de “Planejamento Estratégico”.

Segundo a professora, o Planejamento Estratégico é um processo orgânico, conectado e codependente, que implica metas e requer diálogo com outras áreas da instituição, como logística e financeiro: “Não dá para fazer o seu planejamento estratégico sem conversar com os seus vizinhos, não dá. Então, o planejamento estratégico, ele ainda é algo maior.”

Ela também enfatizou a necessidade de reconhecer os diferentes públicos do IFTM (estudantes, professores, técnicos, terceirizados, etc.) e adaptar a comunicação para cada segmento. A especialista reforçou a importância da agilidade na atualização dos documentos de planejamento: “É muito tempo para uma sociedade pulsante, para muita modificação e transformação.”

"A participação da professora Ana Paula Teixeira nos ofereceu diretrizes valiosas para qualificar nossas práticas e avançar rumo a uma comunicação cada vez mais estratégica", destacou Ana Clara sobre o impacto das contribuições externas.

Comprometimento e integração marcam o evento

Os participantes destacaram o valor da reunião para a integração e o aprimoramento profissional.

Guilherme Brasil, jornalista do IFTM Campus Uberlândia Centro, ressaltou a importância de parar para reflexão: “foi um momento de pensar estrategicamente a comunicação, oportunidade rara no dia a dia… Sempre que nos reunimos, contudo, para discutir em conjunto as necessidades da área, saio revigorado, pois percebo o quanto temos profissionais comprometidos não só com a comunicação, mas com a educação ofertada pelo Instituto.”

“Participar do II Fórum de Comunicação do IFTM foi uma experiência muito enriquecedora. O evento proporcionou um importante espaço de diálogo entre os representantes das comissões de comunicação e eventos dos diferentes campi, fortalecendo a integração e a troca de experiências sobre as práticas comunicacionais da instituição”, destacou a professora Marvile Palis, membro da Comissão de Comunicação do campus Uberaba, que ainda afirmou que o fórum contribuiu para "o papel estratégico da comunicação no fortalecimento da identidade institucional e na aproximação com a sociedade.”

O Fórum reafirmou o compromisso do IFTM em debater e evoluir suas práticas comunicacionais, garantindo que a instituição cumpra seu dever de informar e se conectar de forma eficaz com seus diversos públicos.

Compartilhe:

Notícias relacionadas