Animação dos alunos do 2º ano de Computação Gráfica do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico ganha festival de vídeos

Primeiro lugar na categoria “Secundarista” foi conquistado no Festival do Minuto da Universidade de Uberaba (Uniube)
Publicado em 30/10/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Devaneio
Crédito: Silvio Roberto da Cruz e Souza

Na 23ª edição do já tradicional Festival do Minuto da Uniube, os alunos Fernando de Pádua Sales Gobo, João Pedro Oliveira Mendonça, Kauã Rissery dos Santos Ferreira, Pedro Henrique Maciel Serafim, Silvio Roberto da Cruz e Sousa e Vinícius Augusto Dogonski, do segundo ano do curso Técnico em Computação Gráfica Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, conquistaram o primeiro lugar na categoria “Secundarista”.

O Festival do Minuto tem como objetivo popularizar, democratizar e possibilitar a difusão dos filmes criados por estudantes e pessoas da comunidade, além de fomentar a criatividade dos alunos e dar oportunidade para que suas ideias apareçam. O Festival conta com duas categorias: Universitário, que é subdividido em seis modalidades (Ficção Drama, Ficção Terror, Animação, Cidadania, Publicidade e Propaganda e Videorreportagem) e Secundarista, que pode ser de qualquer modalidade.

O vídeo inscrito pelos alunos do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico foi uma animação de terror, feita em 3D, no programa Blender. Segundo o professor Danilo Bizinotto, os alunos fizeram uma animação de terror, pois é uma modalidade que já vinham trabalhando em um jogo. “Acho que o intuito deles era causar um susto nos expectadores”.

“Quando soube que o Festival tem uma categoria para alunos do ensino médio fui logo motivar os meninos a participarem. Conversei com eles e lemos o edital juntos. Anotamos as datas e o prazo para enviarmos o vídeo. E, como os meninos são muito ocupados com a escola, eu tinha que motivá-los para que pudessem se esforçar no tempo livre”, comenta o professor Danilo.

Quem nos falou um pouco sobre a produção do vídeo foi o aluno Silvio Roberto da Cruz e Souza, que atuou na modelagem da animação. “O início da produção foi uma parte bem importante pois definiu o resto do projeto. Pensar na história, no estilo e na criação do cenário se destacou por ser uma parte bem cativante de se realizar, apesar do grande problema que enfrentamos, o tempo. Em meio a tantas coisas que tínhamos que fazer o tempo só ia diminuindo e o prazo batendo a nossa porta. Contudo, conseguimos agilizar algumas etapas e finalizar a animação, o que nos garantiu a participação no evento”.

Os critérios adotados para a pré-seleção dos vídeos são criatividade e originalidade, roteiro, qualidade técnica (produção e pós-produção), ética e respeito ao tempo de 60 segundos. Sendo selecionado, o vídeo passa pelo julgamento do Festival que é realizado por uma comissão formada por profissionais da comunicação e de outras áreas.

Danilo conta, orgulhoso, que os alunos fizeram praticamente tudo sozinhos. “Ajudei muito pouco, apenas com algumas aulinhas extras. E o resultado que eles tiveram me deixa muito feliz”.

“Foi uma honra participar do evento proporcionado pela Uniube (Festival do Minuto) representando o IFTM. Pessoalmente, foi uma experiência única e diferente para todo mundo, pois nos desafiamos a fazer algo que fosse sério. Por isso posso afirmar que o comprometimento e a responsabilidade de todos do grupo contribuíram para o resultado final. E não podemos deixar de agradecer a participação e a ajuda do professor Danilo Bizinotto, um grande entusiasta da animação e apreciador de novas produções, que nos indicou e incentivou a participarmos do evento”, finaliza Silvio.

A apresentação dos vídeos selecionados e a revelação dos premiados aconteceu no dia 23 de outubro, de forma virtual, através do canal do Festival no Youtube, onde o vídeo “Devaneio”, dos alunos de Computação Gráfica, e todos os outros vídeos participantes do Festival podem ser vistos.