Projeto de incentivo à leitura é iniciado no IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

Projeto “Café com Queijo, Livro e Rapadura” é desenvolvido numa parceria entre servidores e alunos
Publicado em 06/11/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Café com Queijo, Livro e Rapadura
Crédito: Lívia Letícia Zanier Gomes

Idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Lívia Letícia Zanier Gomes, o projeto “Café com Queijo, Livro e Rapadura” rapidamente ganhou a adesão da comunidade acadêmica. A proposta é que servidores, alunos e até a comunidade externa se sintam convidados a produzirem pequenos vídeos falando de algum livro que estejam lendo ou tenham lido recentemente.

O projeto tem como premissa o fato de não haver literatura melhor ou pior que outra, gênero melhor ou pior, mas sim que há uma grande diversidade para ser explorada. Desse modo, o comentário não precisa ser profissional, nem de acordo com o que a crítica literária diz daquela obra. O que se busca são visões diferentes a respeito de obras diversas. Não há comentário certo ou errado.

“Assim, o projeto quer resgatar o ler por prazer, quebrando a obrigatoriedade da leitura escolar que, muitas vezes, mata o prazer em ler”, destaca Lívia.

Outra iniciativa do projeto é que, de tempos em tempos, sejam lançadas campanhas relacionadas ao propósito em foco. Atualmente está acontecendo a campanha #UmaPáginaPorDia. Para se engajar nessa campanha, basta postar uma página do que está lendo nas suas redes sociais, marcar a hashtag e também o @CafecomQueijoLivroeRapadura, seja você do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico ou não.

Para colaborar com os vídeos, faça da mesma forma ou, caso você seja servidor ou aluno do campus, envie o vídeo para um dos servidores envolvidos no projeto e eles mesmos postarão no canal do Café com Queijo, Livro e Rapadura no YouTube.

Saiba mais sobre o projeto na descrição do primeiro vídeo publicado no canal. E acompanhe as mídias sociais do Café com Queijo, Livro e Rapadura para ficar por dentro das novidades.

Tags: CULTURA