Projeto de incentivo à leitura é iniciado no IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
Crédito: Lívia Letícia Zanier Gomes
Idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Lívia Letícia Zanier Gomes, o projeto “Café com Queijo, Livro e Rapadura” rapidamente ganhou a adesão da comunidade acadêmica. A proposta é que servidores, alunos e até a comunidade externa se sintam convidados a produzirem pequenos vídeos falando de algum livro que estejam lendo ou tenham lido recentemente.
O projeto tem como premissa o fato de não haver literatura melhor ou pior que outra, gênero melhor ou pior, mas sim que há uma grande diversidade para ser explorada. Desse modo, o comentário não precisa ser profissional, nem de acordo com o que a crítica literária diz daquela obra. O que se busca são visões diferentes a respeito de obras diversas. Não há comentário certo ou errado.
“Assim, o projeto quer resgatar o ler por prazer, quebrando a obrigatoriedade da leitura escolar que, muitas vezes, mata o prazer em ler”, destaca Lívia.
Outra iniciativa do projeto é que, de tempos em tempos, sejam lançadas campanhas relacionadas ao propósito em foco. Atualmente está acontecendo a campanha #UmaPáginaPorDia. Para se engajar nessa campanha, basta postar uma página do que está lendo nas suas redes sociais, marcar a hashtag e também o @CafecomQueijoLivroeRapadura, seja você do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico ou não.
Para colaborar com os vídeos, faça da mesma forma ou, caso você seja servidor ou aluno do campus, envie o vídeo para um dos servidores envolvidos no projeto e eles mesmos postarão no canal do Café com Queijo, Livro e Rapadura no YouTube.
Saiba mais sobre o projeto na descrição do primeiro vídeo publicado no canal. E acompanhe as mídias sociais do Café com Queijo, Livro e Rapadura para ficar por dentro das novidades.
Notícias relacionadas
- Ecos da Ancestralidade: O V CONERER deixa um legado de diálogo em Patos de Minas
- Editora IFTM lança "Quilombo Itinerante: uma exposição transformada em livro”
- V Conerer transforma Patos de Minas em palco com suas Exposições e Reflexões
- V Conerer em Patos de Minas: encantamento e imersão poética na riqueza Afro-Brasileira e Indígena
- Relações Étnico-Raciais e Diversidade na Educação foram profundamente debatidas no V Conerer
- Exposição “NEABI: fatos em fotos” do IFTM destaca a cultura Afro-Brasileira e Indígena
