Valorização

Reconhecimento nacional: IFTM inicia estudo para certificar a tradição dos doces de Peirópolis

Diagnóstico de Indicação Geográfica (IG) é aprovado em edital do MEC e visa impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Geoparque Uberaba
Publicado em 10/11/2025 15:00 Atualizado em 10/11/2025 15:14
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida de jardim de Peirópolis
Fotografia colorida de jardim de Peirópolis
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) conquistou aprovação em um importante edital nacional do Ministério da Educação (MEC). O projeto intitulado “Diagnóstico de IG dos Doces de Peirópolis no Geoparque Uberaba” foi selecionado no Edital SETEC/MEC Nº 12/2025, que foca na promoção das Indicações Geográficas.

O IFTM obteve a oitava posição na classificação nacional, com nota 88,62, e foi classificado no Eixo I do Edital, que visa especificamente o diagnóstico sobre o potencial de registro de uma Indicação Geográfica (IG). O resultado final foi divulgado em 05 de novembro de 2025, e a execução do projeto está prevista para iniciar em 05 de janeiro de 2026.

Parceria e objetivos do projeto

O projeto é coordenado pela servidora Wanessa de Sousa Gobbo Vieira, da Coordenação Geral de Inovação e Empreendedorismo do IFTM. A iniciativa será conduzida em parceria direta com a Associação comunitária Peirópolis artesanato e doces caseiros.

A Indicação Geográfica (IG) é um reconhecimento oficial que atesta que a reputação, qualidade ou características de um produto são essencialmente atribuídas à sua origem geográfica específica. O objetivo deste diagnóstico inicial é investigar se os doces de Peirópolis, um Geossítio do Geoparque Uberaba, possuem a notoriedade necessária para obter o registro de Indicação de Procedência.

A equipe de pesquisadores do IFTM é multidisciplinar, contando com membros da Coordenação Geral de Inovação e Empreendedorismo, do Campus Uberaba e do Campus Uberlândia Centro. O projeto também contará com a seleção de dois bolsistas, incluindo um de ensino médio integrado.

O IFTM contará com o apoio institucional da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI), Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares, Parque Tecnológico de Uberaba e Geoparque Uberaba.

Impacto estratégico e social

A aprovação representa o primeiro projeto de Indicação Geográfica (IG) do IFTM e tem um impacto muito significativo para a comunidade local, visando estimular a valorização dos produtos, fortalecer os empreendimentos do Arranjo Produtivo Local (APL) e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável na região de Peirópolis.

Rodrigo Rossi, coordenador-geral de Inovação e Empreendedorismo do IFTM, destacou o alcance da iniciativa: “esta iniciativa extrapola o impacto dos trabalhos acadêmicos intramuros, estendendo os benefícios à comunidade de Peirópolis, reconhecida por seu potencial singular e pela riqueza de sua tradição”. Rodrigo ainda ressaltou que “este resultado é uma demonstração do compromisso institucional do IFTM com projetos de relevância social, cultural e econômica, reafirmando o desejo de conectar ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento regional.”

“O diagnóstico é o passo inicial para investigar a notoriedade dos doces caseiros e, em parceria com a comunidade e a Associação, estimular a valorização dos produtos locais e fortalecer a identidade territorial de Peirópolis, um Geossítio do Geoparque Uberaba”, explicou Wanessa Gobbo, que ainda destacou que o “projeto em Peirópolis servirá como um valioso piloto para ser replicado em outros campi do IFTM, expandindo nossa atuação no apoio a arranjos produtivos locais.”

O sucesso deste diagnóstico abrirá caminho para a agregação de valor aos doces e para o fortalecimento da identidade territorial de Peirópolis.

 

Tags: CULTURA
Compartilhe:

Notícias relacionadas