Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Jogos Estudantis dos Institutos Federais ganham versão eletrônica em 2021

Jogos Estudantis dos Institutos Federais ganham versão eletrônica em 2021

Etapa IFTM ocorre de 21 a 25 de junho. Inscrições prorrogadas até 9 de junho pela página do evento

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 08/06/2021 às 11:30
  • Última modificação 10/06/2021 às 09:07
Etapa Institucional IFTM 2021 dos Jogos Estudantis Eletrônicos dos Institutos Federais
Crédito: Divulgação

Em razão da pandemia da Covid-19, os tradicionais Jogos Estudantis dos Institutos Federais (JIF) ganham versão online, o e-JIF, que ocorre pela primeira vez esse ano após consulta realizada com estudantes de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em 2020 acerca das modalidades de jogos a serem disputadas e das plataformas a serem utilizadas.

Idealizado e promovido pela Comissão Organizadora dos Jogos das Instituições Federais de Educação (Cojif), ligada ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o 1º e-JIF conta com as modalidades Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena e, diferentemente da versão presencial, ocorre em 2 etapas, a institucional e a nacional.

A etapa institucional do IFTM do 1º e-JIF acontece de 21 a 25 de junho e as inscrições, que são gratuitas e destinadas a estudantes regularmente matriculados no IFTM em quaisquer cursos, com exceção dos cursos do Centro de Idiomas, que não são considerados regulares, foram prorrogadas até 9 de junho pela página do evento.

Interessados podem se inscrever em apenas 1 (uma) modalidade e a seleção dos competidores é por meio de sorteio a ser realizado pela Comissão Organizadora do evento às 14h no dia 16 de junho. Essas e mais informações, além de dúvidas, foram apresentadas e sanadas em live que ocorreu no dia 31 de maio, às 17h, pelo canal do IFTM no YouTube.

Os vencedores da etapa institucional avançam para as competições da etapa nacional, que já tem data marcada para 13 a 17 de setembro e será organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

Para o presidente da Comissão Organizadora da etapa institucional 2021 do IFTM, Jairo Hélio Júnior, a versão eletrônica dos Jogos Estudantis dos Institutos Federais preserva valores tão caros ao esporte, que são espírito de equipe, respeito, socialização, disciplina, habilidade e também diversão, “por isso, justifica-se sua realização e importância para nossa escola”, reforça Jairo.

O presidente, porém, manifesta seu desejo de que a rotina escolar, mais especificamente os jogos e competições esportivas, possam voltar a ser presenciais. “Esperamos que no próximo ano, o JIF possa acontecer de forma presencial como tem acontecido desde sua criação, contribuindo para a promoção da saúde, bem-estar, integração e desenvolvimento de nossos estudantes, além da interação entre as Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica”.

SOBRE O JIF

Os jogos estudantis tiveram início na década de 90 com a nomenclatura Jogos Estudantis das Escolas Agrotécnicas Federais da Região Sudeste (JEARES). No decorrer de suas realizações, no entanto, outras denominações foram atribuídas, até se chegar ao nome e à configuração atual, Jogos dos Institutos Federais (JIF).

As competições surgiram com a finalidade de promoção e formação humana por meio de práticas desportivas, valorizando o caráter educativo e socializador do desporto, criando oportunidade de aprendizado esportivo a estudantes por meio de atividades promovidas por professores de Educação Física e por setores de esporte e lazer das instituições que compõem hoje a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além disso, é também uma importante forma de integrar social e culturalmente professores, estudantes e servidores, fortalecendo o vínculo entre as instituições participantes dos eventos.

Saiba mais sobre o histórico das competições esportivas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Boletim Informativo do IFTM ano 1, nº 1, p.48-53, set/dez, 2015.